por Mário Sérgio Cruz
Duas das principais jogadoras da atualidade decidem o título de Wimbledon neste sábado. Serena Williams e Simona Halep se enfrentam a partir das 10h (de Brasília) pelo título do mais tradicional torneio do tênis. Será o 11º encontro entre elas, com histórico amplamente favorável a Serena, que tem nove vitórias e apenas uma derrota.
Serena tem sua terceira oportunidade de conquistar o 24º título de Grand Slam de sua vitoriosa carreira, o que a faria igualar o recorde da australiana Margaret Court, maior vencedora em todos os tempos. A norte-americana já possui o recorde de 23 conquistas na Era Aberta e perdeu as finais de Wimbledon e do US Open do ano passado.
Sete vezes campeã em Wimbledon, Serena busca seu oitavo título na grama londrina. Dessa forma, ela pode se isolar na segunda posição entre as maiores vencedoras da competição. A recordista é Martina Navratilova, com nove títulos, enquanto Serena está empatada com Steffi Graf, cada uma com sete troféus.
Um recorde que já pertence a Serena é o de jogadora mais velha a conquistar um Grand Slam. Ela conseguiu esse feito no Australian Open de 2017, aos 35 anos e 125 dias. Por ter chegado à final, ela também se tornou a mais velha finalista de Grand Slam na Era Aberta aos 37 anos e 291 dias. A marca anterior pertencia a Martina Navratilova na edição de 1994 de Wimbledon.
Outra façanha a ser alcançada por Serena é a de ser a quarta mãe campeã de Grand Slam. Ela tenta seu primeiro título desde o nascimento da filha Alexis Olympia, em setembro de 2017. Em caso de vitória no sábado, ela irá se juntar a Margaret Court, Evonne Goolagong e Kim Clijsters entre as quatro mulheres que já conquistaram títulos de Grand Slam depois de se tornarem mães.
Já Simona Halep está em busca de seu segundo troféu de Grand Slam e de um título inédito em Wimbledon. A romena de 27 anos já foi campeã de Roland Garros no ano passado e disputou outras três finais de Slam, duas no saibro parisiense em 2014 e 2017, e no piso duro da Austrália em 2018. Ela já é a primeira romena em uma final de Wimbledon.
Vencedora de 18 títulos no circuito, Halep ainda não venceu nenhum torneio na temporada, embora já tenha disputado as finais de Doha e Madri. Ex-número 1 do mundo e atual sétima colocada, a romena irá recuperar algumas posições e chegar ao quarto lugar do ranking da próxima segunda-feira. Já Serena é a atual décima colocada, está ganhando uma posição e pode terminar o torneio no oitavo lugar em caso de título.
Confira o histórico de confrontos entre Serena e Halep
2019
Australian Open - sintético - oitavas - Serena, 6/1 4/6 6/4
2016
US Open - sintético - quartas de final - Serena, 6/2 4/6 6/3
Indian Wells - sintético - quartas de final - Serena, 6/4 6/3
2015
Cincinnati - sintético - final - Serena, 6/3 7/6(5)
Miami - sintético - semifinal - Serena, 6/2 4/6 7/5
2014
WTA Finals - sintético (coberto) - final - Serena, 6/3 6/0
WTA Finals - sintético (coberto) - fase de grupos - 6/0 6/2
2013
Cincinnati - sintético - quartas de final - Serena, 6/0 6/4
Roma - saibro - semifinal - Serena, 6/3 6/0
2011
Wimbledon - grama - 2ª rodada - Serena, 3/6 6/2 6/1
Leia mais sobre a final feminina em Wimbledon
Serena tenta ser a quarta mãe campeã de Grand Slam
Halep corre 4.500m a mais que Serena em Wimbledon
Perto de recorde, Serena se sente melhor que em 2018
Halep diz que não tem nada a perder contra Serena