Notícias | Dia a dia
Pedro Dumont Guimarães perde luta contra câncer
13/07/2019 às 10h23

Pedro Dumont: luta dentro e fora das quadras

Foto: Arquivo

Brasília (DF) - Depois de vários anos na luta contra um câncer detectado em 2014, quando estudava e competia no circuito universitário norte-americano, o ex-profissional Pedro Dumont Guimarães, aos 25 anos, faleceu nesta sexta-feira.

Filho do treinador Santos Dumont, Pedro foi um dos mais talentosos juvenis de sua geração, tendo disputado sul-americanos e mundiais e sempre figurando na ponta dos rankings de suas categorias. Como juvenil, disputou o Australian Open.

Com dificuldade em obter patrocinadores no país, conseguiu bolsa de estudos e seguiu para o circuito universitário norte-americano. Pela University of West Florida, chegou ao título da divisão 2 da NCAA como destaque da equipe. Nos intervalos, disputava eventos futures.

Até que no final de 2014, disputando um torneio lá mesmo em Pensacola, sentiu um caroço na altura do abdômen. Preocupado, voltou para Brasília. O pai e treinador Santos Dumont contatou um médico, foi retirado o caroço e felizmente deu benignidade.

Pedro voltou aos EUA em agosto, porém no final de 2015 o problema reapareceu. De volta a Brasília, teve de se submeteu então a uma cirurgia muito maior e mais delicada, identificando-se um câncer chamado Sarcoma Sinovial. Retirado, submeteu-se por três meses a sessões de radio e quimioterapia. Finalmente, em maio, foi liberado. A universidade o aceitou de volta em julho de 2016 e Pedro recomeçou a treinar.

Claro que havia engordado devido ao tratamento e foi outra batalha para entrar em forma, contando com a ajuda de Bruno Savi, curiosamente outro aluno de Santos Dumont. 'Ele não perdeu o foco e a motivação e me deu essa alegria. Ganhou o Regional em setembro e em seguida o Nacional de duplas da divisão 2. Essa é a história de superação de quem ama o tênis, ama a vida. Como técnico já ficaria muito feliz com o resultado, mas como pai e técnico a felicidade é imensa', afirmou Santos Dumont a TenisBrasil, à época.

Comentários