Lausanne (Suíça) - A jovem francesa Fiona Ferro protagonizou a principal surpresa na rodada desta quinta-feira pelo WTA de Lausanne, no saibro suíço. A jogadora de 22 anos e 98ª do ranking surpreendeu a romena Mihaela Buzarnescu, cabeça 4 do torneio e 55ª do ranking, ao vencer por 1/6, 7/6 (7-2) e 7/5 em 2h21 de partida para chegar às quartas de final.
Ferro chega às quartas de final de um WTA pela terceira vez no ano, repetindo o que já havia feito em Lugano e em São Petersburgo e tenta alcançar sua segunda semifinal. A francesa chegou a ocupar o 82º lugar do ranking em maio. Ela agora desafia a experiente australiana de 35 anos Samantha Stosur, ex-top 5 e atual 134ª colocada, que derrotou a norte-americana Allie Kiick por 6/3 e 7/5.
Ainda nesta quinta-feira, Jil Teichmann levou a melhor no duelo suíço contra a convidada de 18 anos Simona Waltert e marcou um duplo 6/3 em 1h15. Teichmann está com 22 anos e ocupa o 90º lugar do ranking. Ela já venceu um WTA nesta temporada, no saibro de Praga. Sua próxima rival é a alemã Tamara Korpatsch, que bateu a russa de 18 anos Anastasia Potapova por 6/3, 3/6 e 6/1.
A programação desta sexta-feira começa às 6h (de Brasília) com a partida entre a chinesa Xinyun Han e a norte-americana Bernarda Pera. O jogo entre Stosur e Ferro acontece na sequência. A francesa Alizé Cornet enfrenta a russa Natalia Vikhlyantseva às 10h30, enquanto Teichmann e Korpatsch encerram a programação a partir das 12h30.