Nova York (EUA) - Duas jogadoras que já estiveram entre as dez melhores do mundo atuaram nesta segunda-feira pela edição inaugural do WTA disputado no bairro do Bronx, em Nova York. Enquanto a alemã Andrea Petkovic avançou no torneio, a norte-americana CoCo Vandeweghe caiu na estreia.
Petkovic passou pela chinesa Shuai Zhang, cabeça 4 do torneio, com parciais de 6/3 e 6/4. A alemã de 31 anos chegou ao nono lugar em 2011 e repetiu a dose em 2015, mas ocupa atualmente o 89º lugar do ranking. Sua próxima adversária é a italiana Camila Giorgi, que fez 6/3 e 6/2 contra a russa Margarita Gasparyan.
Já Vandeweghe ainda tenta recuperar a sequência de jogos. Ela foi número 10 do mundo no fim de 2017, mas ficou nove meses parada por lesões no pé e no tornozelo e disputa apenas seu terceiro torneio no ano. Atualmente ocupa apenas o 466º lugar do ranking aos 27 anos e perdeu para a russa Anna Blinkova por 6/3 e 6/0. Blinkova enfrenta a romena Mihaela Buzarnescu, que bateu a alemã Laura Siegemund por 3/6, 6/0 e 6/4.
Principal cabeça de chave do torneio, a chinesa Qiang Wang já sabe contra quem irá estrear. A número 18 do mundo enfrentará a francesa Fiona Ferro, 72º do ranking, que fez 6/0 e 6/1 contra a suíça Viktorija Golubic. Já a tcheca Barbora Strycova, que também entra diretamente na segunda rodada, encara a norte-americana Bernarda Pera, que fez 6/0 e 6/2 contra a russa Veronika Kudermetova.