Luxemburgo (Luxemburgo) - Depois de disputar sua primeira final da temporada em Linz, na semana passada, Jelena Ostapenko conseguiu mais um bom resultado em quadras duras e cobertas e garantiu vaga nas quartas de final do WTA de Luxemburgo. A letã surpreendeu a belga Elise Mertens, número 19 do mundo, com parciais de 4/6, 6/2 e 6/2.
Campeã de Roland Garros em 2017 e ex-número 5 do mundo, Ostapenko aparece atualmente apenas no 63º lugar do ranking. Ela era a 72ª colocada na semana passada, antes da boa campanha na Áustria. Desde a semana passada, a jovem letã de 22 anos está sendo treinada pela francesa Marion Bartoli, ex-número 7 do ranking e campeã de Wimbledon em 2013.
She did it her way...@JelenaOstapenk8 dispatches top seed Elise Mertens 4-6, 6-2, 6-2 to reach the final eight at @WTAluxembourg pic.twitter.com/kPnK98Gj8r
— WTA (@WTA) October 17, 2019
Apesar de poucas campanhas de destaque no ano, Ostapenko tem conseguido algumas vitórias expressivas. A mais importante delas foi sobre a número 2 do mundo Karolina Pliskova em Pequim. Ela também já derrotou Johanna Konta e Sloane Stephens durante a temporada de grama e bateu Caroline Garcia em Toronto.
A próxima adversária de Ostapenko é a alemã Antonia Lottner, jogadora de 23 anos e 210ª do ranking. Lottner, que veio do quali em Luxemburgo, venceu o primeiro set contra a também alemã Andrea Petkovic por 6/1 e viu a rival abandonar por inflamação no menisco do joelho esquerdo.
Goerges vence de virada e também avança
Depois de disparar 21 aces em sua partida de estreia no torneio, a alemã Julia Goerges venceu mais uma em Luxemburgo. Ex-top 10 e atual 26ª do ranking, a alemã de 30 anos superou a romena Sorana Cirstea por 4/6, 6/4 e 6/4 em 2h10 de jogo.
Game, set and match for our 2018 champion @juliagoerges after being one set down 💪🏻👏🏻 pic.twitter.com/xudtRAFz56
— BGL BNP PARIBAS OPEN (@WTAluxembourg) October 17, 2019
Goerges, que disparou nove aces na partida desta quinta-feira, é a atual campeã do torneio e tem 280 pontos a defender. Ela enfrenta nesta sexta-feira a porto-riquenha Monica Puig, 84ª colocada, que venceu um duelo de 2h50 contra a canhota tcheca Kristyna Pliskova por 7/6 (7-5), 3/6 e 7/6 (8-6). A alemã já enfrentou Puig seis vezes e venceu apenas duas.
Nos outros dois duelos das quartas, as russas Anna Blinkova e Margarita Gasparyan se enfrentam, enquanto a alemã Laura Siegemund enfrentará a cazaque Elena Rybakina.