Notícias | Dia a dia
Shapovalov vence e fatura 1º ATP aos 20 anos
20/10/2019 às 12h20

Shapovalov havia perdido suas sete primeiras semifinais de ATP antes da campanha vitoriosa na Suécia

Foto: Divulgação

Estocolmo (Suécia) - Pela primeira vez em sua carreira profissional, Denis Shapovalov comemora um título pela elite do circuito. O jovem canadense de 20 anos e 34º do ranking conquistou o ATP 250 de Estocolmo depois de vencer o sérvio Filip Krajinovic por duplo 6/4 na decisão do torneio em quadras duras e cobertas na capital sueca.

Antes da excelente campanha em Estocolmo, Shapovalov vinha com uma incômoda série de derrotas em semifinais de ATP. Ele havia perdido as sete primeiras semis que alcançou, três delas na atual temporada, em Miami, Winston-Salem e Chengdu. O canadense é o 15º jogador a conquistar, em 2019, seu primeiro título no circuito.

O título na Suécia rende 250 pontos no ranking a Shapovalov, que defendia apenas 20 por ter chegado às oitavas no ano passado. Ele deverá voltar ao grupo dos 30 melhores do mundo, mas ainda não consegue alcançar a melhor marca da carreira, que foi a 20ª posição alcançada em abril deste ano.

Apesar da pouca idade, Shapovalov já chama atenção dos fãs de tênis há bastante tempo. Ele foi campeão juvenil de Wimbledon em 2016. Já no ano seguinte, derrotou Rafael Nadal e Juan Martin del Potro no caminho até a semifinal do Masters 1000 de Montréal. O canadense ainda faria uma semi de Masters no saibro de Madri no ano passado e repetiria a campanha este ano em Miami.

Superado por Shapovalov na decisão, Krajinovic está com 27 anos e ainda busca seu primeiro título de ATP. O sérvio, que ocupa atualmente o 60º lugar do ranking da ATP, já foi o 26º colocado em abril do ano passado. Esta foi sua terceira final no circuito, com evidente destaque para o Masters 1000 de Paris de 2017, quando perdeu a decisão para o norte-americano Jack Sock.

Comentários