Notícias | Dia a dia
Menezes larga bem em Lima, Orlando Luz surpreende
22/10/2019 às 23h18

Orlando Luz eliminou o indiano Sumit Nagal, cabeça 6 do torneio e número 129 do mundo

Foto: João Pires/Fotojump

Lima (Peru) - Depois da vitória de Thiago Monteiro no início da rodada, outros dois brasileiros garantiram vaga nas oitavas de final do challenger de Lima. O mineiro João Menezes e o gaúcho Orlando Luz também avançaram no saibro da capital peruana.

Cabeça 15 do torneio, Menezes entrou diretamente na segunda rodada. O mineiro de 22 anos e 201º do ranking vencia a partida contra o sérvio Pedja Krstin, 231º colocado, por 4/6, 6/1 e 3/0 antes de o rival abandonar a disputa. Ele agora espera pelo vencedor entre o argentino Leonardo Mayer, cabeça 2 do torneio e 95 do mundo, e o espanhol Iñigo Cervantes.

Menezes começou o ano como 392º do ranking e chegou a ocupar o 194º lugar no início de setembro. Com 31 vitórias em torneios de nível challenger na temporada, o mineiro de Uberaba alcançou duas finais e ganhou um título. Além disso, foi medalhista de ouro nos Jogos Pan Americanos, também em Lima, em resultado que praticamente assegurou sua vaga nos Jogos Olímpicos e Tóquio.

Orlando Luz manteve o embalo depois de ter vencido o jogo contra Christian Lindell na última segunda-feira. O jovem gaúcho de 21 anos e 306º do ranking surpreendeu o indiano Sumit Nagal, cabeça 6 do torneio e número 129 do mundo, com expressivas parciais de 6/1 e 6/4 em apenas 1h07 de partida. Há três semanas, Orlando Luz havia perdido para Nagal em Campinas. 

Orlandinho alcançou o melhor ranking da carreira na semana passada, quando foi o 304º colocado. Ele aparecia apenas no 473º lugar do ranking no início da temporada e tem boas chances de superar seu recorde pessoal com os sete pontos já garantidos. Há chance de um duelo nacional contra Guilherme Clezar, que enfrentará o cabeça 10 local Juan Pablo Varillas, que venceu dois challengers seguidos em Campinas e Santo Domingo.

Quem também venceu foi Rafael Matos. O gaúcho de 23 anos e 501º do ranking jogou uma final de future em São Paulo, no último domingo, passou pelo quali em Lima na segunda-feira e estreou na chave principal nesta terça, vencendo o convidado Conner Huertas del Pino por 6/4 e 6/1. Matos agora enfrenta o cabeça 9 italiano Lorenzo Giustino.

Outro brasileiro que buscava vaga nas oitavas era Oscar Gutierrez. O gaúcho de 26 anos e 369º do ranking vinha de vitória sobre o anfitrião Nicolas Alvarez na última segunda-feira, mas foi eliminado na noite desta terça. Seu algoz foi o alemão Yannick Hanfmann, número 187 do mundo, que marcou um duplo 6/3. Hanfmann cruzará o caminho de Thiago Monteiro nas oitavas de final.

Comentários