Colina (Chile) - A participação brasileira na chave principal do ITF W60 de Colina, no Chile, começou com uma importante vitória de Carolina Meligeni Alves. A paulista de 23 anos e 407ª do ranking conseguiu uma vitória de virada sobre a grega Despina Papamichail, 260ª do mundo, por 4/6, 7/5 e 6/3.
A vitória rende oito pontos no ranking para Carol Meligeni. Ela alcançou em julho a melhor marca da carreira, quando ocupou o 322º lugar. Em caso de mais uma vitória, chegará às quartas de final e fará 15 pontos na WTA.
Existe a chance de um duelo nacional nas oitavas contra Luisa Stefani, paulista de 22 anos e 540ª do ranking. Stefani furou o quali nesta terça ao vencer a argentina Eugenia Ganga por 6/4 e 6/2. Sua estreia na chave principal será contra a alemã Katharina Gerlach, cabeça 7 do torneio.
Outra brasileira que conseguiu passar pelo qualificatório foi Nathaly Kurata, atleta de 26 anos e 527ª do ranking. Ela venceu a argentina de 15 anos Solana Sierra por 3/6, 7/5 e 11-9. Agora, ela enfrenta a convidada local Barbara Gatica.
Ainda nesta terça-feira, a pernambucana Teliana Pereira caiu na estreia do torneio. A jogadora de 31 anos e 375ª do ranking foi superada pela norte-americana Allie Kiick, principal cabeça de chave e número 175 do mundo, por 7/5 e 6/1. Outra brasileira na chave é a gaúcha Gabriela Cé, 243ª colocada, que estreia apenas na quarta-feira contra a suíça Conny Perrin, 208ª do ranking e cabeça 3 do evento.
Brasileiras caem na estreia - Duas brasileiras foram eliminadas na rodada de estreia de torneios ITF W15 em quadras de piso duro na América Central. No México, Jennifer Rosa Dourado perdeu por duplo 6/3 para a francesa Diana Martynov. Já na Guatemala, Vivian Mayumi Toma perdeu por duplo 6/0 para a também francesa Caroline Romero.