Notícias | Copa Davis
Nadal vence mais uma e garante Espanha nas quartas
20/11/2019 às 17h23

Nadal ainda não teve o serviço quebrado nesta semana pela Copa Davis

Foto: Divulgação

Madri (Espanha) - Em seu segundo compromisso na semana pela Copa Davis, Rafael Nadal venceu o jogo que determinou a vitória da Espanha no confronto com a Croácia e classificou seu país para as quartas de final da competição. Líder do ranking mundial, Nadal superou o 280º colocado Borna Gojo por 6/4 e 6/3 em 1h25 de partida na Caixa Mágica, em Madri.

A série entre espanhóis e croatas começou com uma tranquila vitória de Roberto Bautista Agut, número 9 do mundo, sobre o duplista Nikola Mektic por 6/1 e 6/3. Campeã da Davis no ano passado, a Croácia já viajou para Madri desfalcada de Marin Cilic que sofreu uma lesão no joelho. O segundo nome do país, Borna Coric, até atuou contra a Rússia na segunda-feira, mas sequer entrou em quadra nesta quarta-feira. O jovem de 23 anos sofreu com lesões nas costas e no abdome durante a temporada.

Como a Espanha também venceu a Rússia na estreia, o time da casa já garantiu a classificação e o primeiro lugar no Grupo B. Os espanhóis enfrentarão um dos melhores segundos colocados nas quartas de final. A equipe russa, que ficou na segunda posição da chave, espera pela definição dos outros grupos para saber se avança ou não na competição. Já a Croácia está eliminada.

Aos 33 anos, Nadal conquista sua 26ª vitória consecutiva em jogos de simples pela Copa Davis. O espanhol tem apenas uma derrota pela competição, sofrida ainda em sua estreia, para o tcheco Jiri Novak em 2004. Desde então, venceu todos os jogos de simples que disputou pelo torneio entre países. Já Bautista Agut, experiente jogador de 31 anos, tem agora sete vitórias e seis derrotas pela Copa Davis.

Superado por Nadal nesta quinta-feira, Gojo tem um histórico ainda modesto no tênis profissional. Ele ainda não tem vitórias em nível ATP e fez sua estreia na Davis na última segunda-feira. O jovem jogador de 21 anos vem do circuito universitário norte-americano. Na temporada, ele disputou alguns challengers e conseguiu 25 vitórias, mas não alcançou nenhuma final.

Nadal cedeu pouquíssimos pontos no saque
Desde o começo do jogo, Nadal já fazia valer seu favoritismo e superioridade. O número 1 do mundo teve três oportunidades de quebra ainda no primeiro game da partida. Gojo conseguiu se salvar combinando alguns bons saques e um jogo agressivo. O jovem croata vinha ganhando um pouco mais de confiança no próprio saque ao longo do primeiro set, mas não oferecia resistência quando Nadal estava no serviço.

Nadal ainda teria um break point no sétimo game, mas a quebra só viria dois games mais tarde, quando o placar estava empatado por 4/4. Gojo tentou o saque e voleio e o espanhol respondeu com uma devolução no pé do adversário. O número 1 do mundo terminou o primeiro set com apenas um ponto perdido em seus games de serviço.

A vantagem espanhola ficou ainda maior com uma quebra logo na abertura da segunda parcial. Novamente, Nadal não correu riscos quando estava sacando, perdendo apenas mais três pontos no serviço até o fim do jogo. Lembrando que o espanhol também não teve o serviço quebrado na última terça-feira, quando superou o russo Karen Khachanov em sets diretos. 

Comentários