Notícias | Copa Davis
Djoko rechaça rivalidade entre Davis e Laver Cup
21/11/2019 às 15h45

Madri (Espanha) - Se para um dos principais responsáveis pela modificação do formato da Copa Davis, o jogador de futebol Gerard Piqué, o torneio compete em atenção com a Laver Cup e por isso acusa o suíço Roger Federer de priorizar seu próprio evento, para o sérvio Novak Djokovic ambos cabem no calendário e não rivalizam entre si, diferente do que pode acontecer com a ATP Cup.

Apesar de ter participado de apenas uma das três edições da Laver Cup, o sérvio elogiou o torneio. “Ele se tornou muito importante para o tênis nos últimos três anos e demonstrou que pode atrair os melhores jogadores do mundo e também as lendas. É algo muito novo e muito semelhante à Ryder Cup do golfe, que gerou muito interesse e benefícios para nossa modalidade”, disse o sérvio.

“É por isso que está no calendário da ATP, embora não dê nenhum ponto. Acho que a Laver deve ser apoiada por toda a comunidade de tênis e, por nada, considero haver uma rivalidade com a Davis”, acrescentou Djokovic, que não vê a mesma situação quando o assunto é a ATP Cup, muito mais próxima do modelo da Copa Davis.

Leia também: Djokovic vence e classifica a Sérvia para as quartas

“ITF, Kosmos e ATP estavam se reunindo para unificá-las, mas não chegaram em um acordo. Sei em primeira mão que essas reuniões ainda estão ocorrendo e isso é algo positivo. Não sei onde essa competição se encaixaria melhor no calendário, mas eu sei que ela deve ser unificada e acho que acontecerá cedo ou tarde”, opinou o atual vice-líder do ranking.

Depois de falar sobre a falta que faz jogar na Sérvia, mudança trazida pelo novo sistema, Djokovic também destacou que a equipe da casa se beneficia muito nessa fase final. “Se você observar estes últimos dias, as partidas da Espanha estão cheias e nas demais eliminatórias não muito. Isso afeta muito os jogadores, mas não podemos fazer nada a respeito”, comentou o sérvio, que também criticou os horários.

Veja mais: Copa Davis reconhece problemas e muda horários

“Outro item que deve ser alterado é o cronograma, já que não é bom que os jogos terminem na madrugada. Penso que esse formato das finais da Copa Davis deve passar de 18 para 8 equipes”, afirmou Djokovic, que fez questão de enaltecer o companheiro Janko Tipsarevic, cuja aposentadoria está marcada para o fim da competição.

“Eu o conheço desde quando tinha 10 ou 11 anos e ele 14, nos tornamos amigos e depois nossas famílias começaram a ter mais relacionamento. Ele tinha mais qualidade, era um jogador melhor e posso dizer que me inspirou. Está no circuito há muitos anos e conquistou grandes vitórias; acho que Janko foi um dos jogadores mais apaixonados que defendeu a Sérvia na Copa Davis”, encerrou.

Comentários