Notícias | Copa Davis
Canadá faz semi na Davis e sonha com título inédito
21/11/2019 às 20h22

Após derrota na partida de simples, Shapovalov conseguiu a recuperação nas duplas

Foto: Divulgação

Madri (Espanha) - O sonho de um título inédito na Copa Davis continua para o Canadá. O país foi o primeiro a se classificar para as semifinais de 2019, em Madri. Os canadenses definiram o embate contra a Austrália por 2 a 1 após a vitória na partida de duplas. Vasek Pospisil e Denis Shapovalov venceram John Peers e Jordan Thompson por duplo 6/4.

Esta é apenas a terceira semifinal de Copa Davis na história do Canadá. A única final de Davis do país foi alcançada ainda em sua primeira participação, em 1913. Na época, ainda era disputado o Challenge Round logo depois, valendo o título. Cem anos depois, na edição de 2013, a equipe canadense voltou a ter um bom resultado. O time liderado pelo ex-top 5 Milos Raonic foi semifinalista da competição, mas perdeu para a Sérvia.

O Canadá agora espera pelo confronto entre Sérvia e Rússia, que acontece a partir das 6h30 (de Brasília) desta sexta-feira. O único duelo entre sérvios e canadenses foi a já citada semifinal de 2013, quando Novak Djokovic e companhia venceram a disputa em Belgrado. Já a única vez que Canadá e Rússia se enfrentaram foi em 1969, com vitória russa.

Por sua vez, a Austrália vê aumentar seu jejum de títulos. O país é o segundo maior campeão da Davis, com 28 troféus, mas a conquista mais recente foi em 2013. Naquela temporada, os australianos disputaram sua última final e venceram a Espanha em quadra de grama. Hoje capitão do time australiano, Lleyton Hewitt estava em quadra naqueles jogos. Recentemente, a equipe esteve em duas semifinais, em 2015 e 2017.

A disputa no confronto de duplas se deu por conta de uma vitória para cada lado em simples. O Canadá saiu na frente quando o ex-top 30 Vasek Pospisil, atual 150º do ranking, superou John Millman, 48º colocado, por 7/6 (9-7) e 6/4. Os australianos empataram a série em um duelo entre dois jovens de 20 anos. O número 18 do mundo Alex de Minaur venceu o 15º colocado Denis Shapovalov por 3/6, 6/3 e 7/5.

Comentários