Notícias | Copa Davis
Sérvios se emocionam na despedida de Tipsarevic
22/11/2019 às 17h28

Tipsarevic encerrou sua carreira profissional durante a Copa Davis nesta semana

Foto: Divulgação

Madri (Espanha) - A eliminação da Sérvia nas quartas de final da Copa Davis marcou também o fim da carreira profissional de Janko Tipsarevic. O ex-número 8 do mundo disputou sua última competição, embora não estivesse em quadra no confronto contra a Rússia nesta sexta-feira. Após a derrota para o time russo, o capitão e ex-jogador Nenad Zimonjic classificou o momento como o fim de uma "Era de Ouro" para o país.

A Sérvia foi campeã da Copa Davis em 2010, depois de vencer uma final contra a França em Belgrado. Nove anos depois, os quatro integrantes daquele time estavam em Madri. Novak Djokovic e Viktor Troicki estiveram em quadra, Tipsarevic estava no banco, mas atuou em confrontos anteriores durante a semana, enquanto Zimonjic assumiu o papel de capitão depois de encerrar sua carreira no circuito.

"Eu vejo esse momento como o fim de uma geração de ouro do nosso tênis, porque foi o último jogo do Janko. Mas ele sempre estará aqui conosco, não apenas hoje, mas no futuro. Somos todos bons amigos", disse Zimonjic, em uma emocionante entrevista coletiva nesta sexta-feira.

"É claro que nós sonhávamos em celebrar esse momento com uma vitória, mas às vezes as coisas não acontecem como você quer. O mais importante é que todos aqui saibam o quanto nós nos importamos uns com os outros. Então, quero agradecer a todos eles por estarem aqui", acrescentou o ex-jogador, que teve grande sucesso nas duplas.

O número 2 do mundo Novak Djokovic viveu emoções distintas nesta sexta-feira. Ele venceu Karen Khachanov por duplo 6/3, mas perdeu ao lado de Viktor Troicki para Andrey Rublev e o próprio Khachanov por 6/4, 4/6 e 7/6 (10-8). Os sérvios tiveram três match points na partida que definiu o confronto. Lembrando que Andrey Rublev abriu a série vencendo Filip Krajinovic por 6/1 e 6/2.

"Não acho que o esporte seja apenas resumido em vitórias e derrotas. Acho que é muito mais do que isso. Não decidimos jogar tênis porque queremos vencer, mas porque gostamos do que fazemos. Obviamente, uma derrota afeta muito o seu humor e, claro, sua carreira. É claro que dói, e dói muito.Não há muito a dizer. Mas jogos como esse acontecem de vez em quando. Quando a temporada acaba, vamos para a próxima página. Amanhã será outro dia", afirmou o ex-líder do ranking.

Já Troicki acabou assumindo a responsabilidade pela derrota. Isso porque o jogador de 33 anos cometeu dois erros não-forçados em match points da equipe sérvia nesta sexta-feira. "Eu provavelmente me sinto o pior de todos. Nunca experimentei um momento como esse na minha carreira ou na minha vida. Eu decepcionei meu time e peço desculpas a eles", complementou o atual 159º colocado no ranking. "Tivemos oportunidades de vencer o tiebreak, mas não aproveitamos. Eu errando nos momentos cruciais. Deus me deu a chance de ser o herói e ganhar uma Copa Davis no jogo decisivo (contra Michael Llodra em 2010), agora ele tirou isso de mim. Estou realmente decepcionado comigo mesmo, porque não consegui manter o meu nível até o fim".

Tipsarevic foi o último a falar na entrevista. Ele consolou Troicki e falou sobre as emoções que sentia em quadra. "Lembro-me de ontem, depois da partida duplas, quando um de seus colegas me perguntou qual é a única coisa que eu poderia levar desses 20 anos de carreira. E o que eu disse? O importante não são as vitórias ou as derrotas. É como o Novak disse, esse esporte maravilhoso faz você ficar mais 'durão'. Essa emoção em que você deseja cometer suicídio depois de um dia como esse é a única coisa que posso levar de todos esses 20 anos, em que jogava pelo meu país ou por competições individuais.

"Alguns dos caras se desculparam comigo, mas não aceito essas desculpas porque nenhum deles me decepcionou ao longo desses 20 anos. Eu discordo de você, Viktor, que disse que Deus tirou isso de você. Você nunca teve essa emoção, porque foi você que nos trouxe aquele último ponto. Quanto à equipe, todos vocês são como meus irmãos e eu estarei com a equipe em uma ou outra função. Gostaria de agradecer a todos por estarem comigo nessa jornada"

Comentários