Notícias | Copa Davis
Bautista vence e Espanha fica a uma vitória do título
24/11/2019 às 14h51

Bautista Agut retornou à equipe espanhola neste domingo e marcou a primeira vitória contra o Canadá

Foto: Divulgação

Madri (Espanha) - O sexto título de Copa Davis para a Espanha está cada vez mais perto. Anfitriã na fase final da competição, em Madri, a Armada Espanhola abriu a disputa da final contra o Canadá com uma importante vitória de Roberto Bautista Agut. O número 9 do mundo superou o jovem de 19 anos e 21º do ranking Felix Auger-Aliassime por 7/6 (7-3) e 6/3 em 1h48 de partida.

A Espanha tem a chance de selar a vitória no confronto com Rafael Nadal. O número 1 do mundo encara Denis Shapovalov, 15º do ranking, logo na sequência. Eles já se enfrentaram duas vezes, com uma vitória para cada lado. Nadal fez quatro partidas de simples nesta semana pela Copa Davis e venceu todas, sem perder sets e nem ter o serviço quebrado. Shapovalov tenta manter a esperança de título inédito para o tênis canadense.

Bautista Agut voltou à equipe da Davis depois ter vivido uma drama familiar ao longo da semana. O espanhol de 31 anos precisou deixar o grupo na última quinta-feira por conta do falecimento de seu pai, Joaquin. Ele ficou fora do confronto contra a Argentina pelas quartas de final na sexta-feira. Já neste sábado, quando a Espanha venceu a Grã-Bretanha na semi, ele já acompanhava a equipe, mas não chegou a entrar em quadra.

Esta foi a oitava vitória de Bautista Agut em 14 jogos de Copa Davis na carreira. No início da semana, ele havia participado dos confrontos contra Rússia e Croácia pela fase de grupos. O experiente jogador espanhol perdeu para o russo Andrey Rublev e venceu o croata Nikola Mektic.

Já Aliassime fez sua primeira partida na semana. Ele havia sofrido uma lesão no tornozelo esquerdo, que o fez desistir de alguns torneios nesta reta final da temporada. Ainda assim, viajou com a equipe em Madri e esteve sempre à disposição. O capitão Frank Dancevic utilizou Denis Shapovalov e Vasek Pospisil em todos os jogos de simples e duplas na semana, escalando o jovem de 19 anos apenas neste domingo.

Primeiro set foi definido nos detalhes
O primeiro set da partida foi marcado pelo equilíbrio. Foram doze games sem quebras e com apenas um break point, perdido pelo canadense quando ele vencia por 4/3. Aliassime vinha sacando muito bem e só havia perdido três pontos em seus games de serviço antes do tiebreak.

O game-desempate também começou parelho e os jogadores viraram de lado, no 3-3, com 100% no saque. Mas Bautista Agut acabou prevalecendo na reta final do tiebreak. O espanhol encaixou uma boa devolução para passar à frente no placar e contou com dois erros seguidos de forehand do canadense para fechar o set.

Ao contrário do que havia acontecido na parcial anterior, o segundo set começou com games longos e chances para os dois lados. Bautista Agut abriu 3/0, ao conquistar uma quebra em game com duas duplas-faltas do rival e escapando de um break point na sequência. O espanhol teria a chance de ampliar sua vantagem no placar, mas Aliassime conseguiu manter o serviço e ainda devolveria a quebra logo na sequência.

Quando poderia empatar o set, Aliassime fez um game muito ruim e perdeu o saque de zero, possibilitando que Bautista Agut fizesse 4/2. Coube ao espanhol, então, confirmar seus dois últimos games de serviço na partida para vencer o jogo e deixar a Espanha a uma vitória do título.

Comentários