Notícias | Copa Davis
Bautista dedica Davis aos pais, Nadal enaltece colega
24/11/2019 às 21h15

Madri (Espanha) - Ainda que Rafael Nadal tenha sido determinante para a Espanha vencer a sexta Copa Davis de sua história, a conquista em Madri também teve outro grande personagem: Roberto Bautista Agut. Número 9 do mundo, o jogador de 31 anos precisou deixar o grupo na última quinta-feira por conta do falecimento de seu pai, Joaquin. Depois de ficar de fora dos confrontos contra a Argentina nas quartas e Grã-Bretanha na semi, voltou para a final contra o Canadá e conseguiu uma importante vitória.

Bautista Agut já havia sofrido com a morte da mãe, Ester, no ano passado. O espanhol viveu em 2019 a melhor temporada da carreira, ao ser semifinalista em Wimbledon e debutar no top 10 do ranking, e dedicou a conquista aos pais.

"Depois de uma semana tão difícil e complicada, eu precisava superar as adversidades. Tive que enfrentar tudo isso e dar um passo à frente. Essa vitória vai para os meus pais", disse Bautista Agut, que derrotou Felix Auger-Aliassime neste domingo por 7/6 (7-3) e 6/3. "É um dia de sonho. Foi uma semana incrível. Tive um sentimento muito especial na quadra hoje. Fiz o meu melhor e estou muito feliz por poder vencer".

Decisivo ao longo da semana, Nadal também fez questão de enaltecer a dedicação do colega de equipe e diz que Bautista Agut é um exemplo. "Ganhei todos os oito jogos, mas digo-lhe com a mão no coração que a pessoa vital para tudo isso foi Roberto Bautista. O que ele fez é extraordinário, não sei explicar. É um exemplo para o resto da minha vida. Ele precisou sair porque o pai dele morreu, mas depois voltou para treinar e deu o seu melhor hoje".

Nadal venceu cinco jogos de simples e mais três de duplas ao longo da semana. O jogador de 33 anos não perdeu nenhum set nas partidas de simples e nem teve o serviço quebrado. Depois de ter sofrido com uma lesão abdominal durante o Masters 1000 de Paris, ele comemorou o fato de suportar essa semana sem problemas físicos. "Sabíamos que nesse momento da temporada, e nesse tipo de quadra, era um risco para mim jogar tantas partidas, mas felizmente nada aconteceu"

O número 1 do mundo também destacou a equipe canadense, que chegou à final da competição. O Canadá sequer pôde contar com o ex-top 5 Milos Raonic e só escalou o 21º do ranking Felix Auger-Aliassime na final. Ainda assim, Denis Shapovalov e Vasek Pospisil conseguiram vencer quatro confrontos durante a semana.

"A equipe canadense é incrível. É uma das melhores seleções no presente e possivelmente no futuro. Pelo nível de seus jogadores, serão quase imbatíveis nos próximos anos. Eles têm uma equipe muito forte e capaz de se adaptar a todos os pisos", disse Nadal após a vitória sobre Shapovalov, jovem de 20 anos e 15º do ranking, por 6/3 e 7/6 (9-7). "Denis é um tenista com talento natural, como se tivesse sido tocado por uma varinha mágica. Estou muito feliz por ter conseguido vencer um adversário tão forte, depois de uma semana muito longa e difícil para mim, física e mentalmente".

O capitão espanhol Sergi Bruguera destacou tanto Nadal quanto Bautista. "Rafa não é deste mundo. Não sei se ele é um alienígena ou o quê!", brincou o treinador "Passando essa semana dormimos só depois das três da manhã. Teve um dia em que ele só dormiu às 5h10 da manhã e ainda jogou em simples e duplas no dia seguinte. O que você pode dizer? É inacreditável.

"E você pode imaginar que ontem Roberto estava no funeral de seu pai e agora aqui estava deixando tudo em quadra. A mentalidade, a concentração, o espírito... Ele fez tudo pela equipe. Não tenho ideia de como descrever isso em palavras. Há tantos sentimentos, tantas emoções que se você nunca sentiu é difícil de explicar. A torcida foi incrível durante toda a semana e eles nos levaram até aqui".

Comentários