Praga (República Tcheca) - Depois de encerrar sua carreira profissional em maio, quando disputou a chave de duplas em Roland Garros, Lucie Safarova se tornou mãe. A tcheca de 32 anos anunciou, na última quinta-feira, o nascimento da filha Lea.
"Acordei hoje como mãe. Nada supera esse sentimento! Bem vinda à nossa família, Lea", escreveu Safarova em seu perfil no Instagram. A ex-jogadora tcheca vive junto com o ex-atleta profissional do hóquei no gelo Tomas Plekanec, que chegou a atuar na NHL, liga profissional norte-americana.
Safarova teve carreiras vitoriosas em simples e duplas. Individualmente, foi vice-campeã de Roland Garros em 2015, ano que perdeu a final para Serena Williams. A tcheca venceu sete torneios da WTA e chegou a ser número 5 do mundo. Ela também tem uma semifinal de Wimbledon no currículo. Quando parou de jogar, ocupava o 139º lugar do ranking, mas já não atuava em competições de simples desde setembro do ano passado.
Nas duplas, Safarova chegou a liderar o ranking mundial por seis semanas, e ganhou 15 títulos, incluindo cinco troféus de Grand Slam ao lado da norte-americana Bethanie Mattek-Sands. Foram duas conquistas do Australian Open (2015 e 2017), duas de Roland Garros (2015 e 2017) e uma do US Open (2016). Além disso, a tcheca esteve nas conquistas da Fed Cup de 2011, 2012, 2014 e 2015.