Sydney (Austrália) - Não poderia ser mais sofrida a definição dos últimos semifinalistas da ATP Cup. A definição do confronto entre belgas e espanhóis foi para a partida de duplas, que acabou decidida somente no match-tiebreak. Rafael Nadal e Pablo Carreño saíram atrás, mas conseguiram a virada sobre Sander Gille e Joran Vliegen com parciais de 6/7 (7-9), 7/5 e 10-7.
A apertadíssima vitória da ‘Armada’ nas duplas classificou a equipe para as semifinais da competição, tendo agora pela frente os anfitriões australianos, que um dia antes também sofreram para avançar, salvando quatro match-points na partida decisiva de duplas.
Derrotado por David Goffin em simples, Nadal fez questão de voltar à quadra para buscar a redenção, que veio com bastante sofrimento. Ele e Carreño foram derrotados no primeiro set, que não ofereceu chances para qualquer um dos lados, e acabou definido no tiebreak em que Gille e Vliegen levaram a melhor.
Vintage @RafaelNadal 💥#ATPCup | #Final8 | #ESPBEL pic.twitter.com/eJkXAGOgpu
— ATPCup (@ATPCup) January 10, 2020
O segundo set foi bastante tenso, principalmente na reta final. Os belgas deixaram escapar dois break-points no oitavo game, que os fariam sacar em 5/3 para fechar o jogo. As chances perdidas acabaram fazendo falta, já que Nadal e Carreño cresceram, obtiveram uma quebra no 11º game e na sequência salvaram dois breaks para empatar o duelo, vencendo o último ponto em um desafio de Rafa, que acusou uma invasão dos rivais confirmada pelo vídeo.
No match-tiebreak decisivo, os espanhóis aproveitaram o melhor momento e os ânimos em alta para arrancar a virada. Um mini-break no nono ponto e mais um no 13º fizeram Nadal e Carreño abrir 9-5. Os belgas então salvaram dois match-points, mas não resistiram ao terceiro, amargaram a virada e foram eliminados.
🇪🇸 #TeamSpain ➡️ Final 4️⃣!@pablocarreno91 and @RafaelNadal def. Gille/Vliegen 6-7(7) 7-5 [10-7] to advance to the #ATPCup Semi-Finals.#Final8 | #ESPBEL pic.twitter.com/vGOCL0slZr
— ATPCup (@ATPCup) January 10, 2020