Notícias | Dia a dia | Australian Open
Após boa estreia, Federer minimiza falta de ritmo
20/01/2020 às 06h17

Federer não disputou torneios preparatórios antes do Australian Open

Foto: Divulgação

Melbourne (Austrália) - A estreia de Roger Federer no Australian Open foi o primeiro jogo oficial do suíço em 2020 e, consequentemente, desde o ATP Finals em novembro do ano passado. Como Federer fez uma série de exibições na América Latina e na China em dezembro, ele preferiu não disputar competições preparatórias antes de chegar a Melbourne, mas minimiza a falta de ritmo e sente que iniciou bem o Grand Slam australiano.

"Eu não disputava uma partida há muitas e muitas semanas, e provavelmente 95% dos caras chegaram aqui já tendo disputado alguns jogos este ano", disse Federer depois de vencer o norte-americano Steve Johnson por 6/3, 6/2 e 6/2. O suíço agora enfrenta o vencedor da partida entre o sérvio Filip Krajinovic e o francês Quentin Halys.

"Acho que as três primeiras rodadas são fundamentais para eu me acostumar com o torneio e com a pressão. E para que eu possa manter a calma quando tiver salvar break points ou enfrentar pontos importantes no 30-iguais ou o que quer que seja. Ou apenas manter a calma se eu estiver com um set e uma quebra abaixo em alguma partida", acrescentou o número 3 do mundo.

"Isso às vezes pode ser um pouco assustador, mas hoje não havia nada disso porque eu quebrei o saque dele no início de cada set e consegui embalar e jogar livremente depois disso. Também senti que tinha uma margem em tudo o que eu estava fazendo. Senti como se tivesse o jogo sob controle", complementou o veterano de 38 anos, que disputa a competição pela 21ª vez na carreira.

Como houve uma mudança no fabricante do piso a partir desta edição do Grand Slam australiano, além de uma recente troca da fornecedora de bolas no ano passado, Federer foi perguntado se ele havia sentido tanta diferença nas condições de jogo. "Eu acho semelhante. As bolas são muito rápidas quando novas, mas mudam muito depois disso, dependendo de quem você enfrenta ou por quanto tempo duram os ralis.

"Durante os primeiros dois ou quatro games, você joga muito rápido. Depois disso, as bolas amolecem rapidamente após as trocas. Sinto que à noite ou em ambientes fechados, o jogo parece mais lento. Mas talvez dependa de contra quem você joga e de seu próprio estilo de jogo", avaliou o campeão de seis edições do torneio.

Comentários