Notícias | Dia a dia | Australian Open
Barty busca a virada e vence a primeira em casa
20/01/2020 às 07h00

Barty tenta ser a primeira australiana a ser campeã em casa desde 1978

Foto: Divulgação

Melbourne (Austrália) - Apenas dois dias depois de conquistar o Premier de Adelaide, Ashleigh Barty marcou sua primeira vitória no Australian Open. A número 1 do mundo teve um começo de partida complicado, mas buscou a virada diante da ucraniana Lesia Tsurenko, 120ª do ranking, e venceu com parciais de 5/7, 6/1 e 6/1 em 1h36 de partida.

Barty tenta se tornar a primeira australiana a vencer a competição desde o título de Chris O'Neil em 1978. O jejum de títulos para as atletas da casa é de 42 anos. A jogadora de 23 anos e atual campeã de Roland Garros tem como melhor resultado em Melbourne as quartas de final do ano passado.

A próxima partida de Barty no Australian Open será contra a vencedora da partida entre a eslovena Polona Hercog e a sueca Rebecca Peterson. Esse jogo foi adiado para terça-feira por conta da chuva, que comprometeu o andamento da rodada nas quadras externas

Após início complicado, australiana passou a dominar
O começo de partida não foi bom para Barty, que sofreu trê quebras de serviço durante o set inicial. Ainda que Tsurenko tivesse cometido duplas-faltas e erros em pontos importantes, que acabavam mantendo o equilíbrio no placar, a incosistência da australiana custou-lhe a perda do set. Barty havia cometido 19 erros não-forçados na parcial contra 11 de sua adversária.

Logo no início do segundo set, Barty já começou a mostrar um tênis mais vistoso e exibindo melhor seu característico jogo com muitas variações. A australiana abriu rapidamente 3/0 e terminou disparando três aces quando sacava para fechar. Foram apenas cinco erros no set e quatro pontos cedidos em seus games de saque. O domínio continuou no último set, com duas quebras seguidas e liderança por 4/0. A número 1 do mundo não teria o serviço ameaçado e voltaria a quebrar no fim do jogo. Barty terminou o jogo com 10 aces, 25 winners e 30 erros.

Stosur cai ainda na primeira fase
Enquanto Barty avançou na competição, a também australiana Samantha Stosur perdeu ainda na primeira rodada. A ex-top 5 e atual 99ª do ranking foi superada pela jovem norte-americana de 18 anos Caty McNally por 6/1 e 6/4. Stosur, veterana de 35 anos e campeã do US Open em 2011 nunca passou das oitavas no Australian Open e cai na estreia pelo quinto ano seguido. Já McNally enfrenta a vencedora entre Sloane Stephens e Shuai Zhang.

Comentários