Notícias | Dia a dia | Australian Open
Djokovic supera bom teste e anota a vitória nº 900
20/01/2020 às 09h32

Djokovic tem chance de voltar à liderança do ranking após o Australian Open

Foto: Divulgação

Melbourne (Austrália) - Em seu primeiro compromisso no Australian Open, Novak Djokovic encarou um bom teste e superou a rodada de estreia em Melbourne. O número 2 do mundo e heptacampeão do torneio venceu o alemão Jan-Lennard Struff, 37º do ranking, com parciais de 7/6 (7-5), 6/2, 2/6 e 6/1 em 2h18 de partida.

Esta é a vitória de número 900 na carreira de Djokovic. O experiente jogador de 32 anos tem mais de 82% de aproveitamento, já que sofreu apenas 187 derrotas. Ele é o sexto jogador a conseguir essa marca na Era Aberta do tênis masculino, atrás de Jimmy Connors, Roger Federer, Ivan Lendl, Rafael Nadal e Guillermo Vilas. Connors é o recordista com 1.274.

Sete vezes campeão do torneio e dono de 16 troféus de Grand Slam, Djokovic precisa de mais um título em Melbourne para tentar voltar ao topo do ranking. Mas para isso, é preciso também que o atual número 1 do mundo Rafael Nadal não seja semifinalista da competição. Lembrando que o sérvio e o espanhol estão em lados opostos da chave e só podem se enfrentar na final, como aconteceu no ano passado.

Djokovic enfrenta na segunda rodada o vencedor da partida entre o japonês Tatsuma Ito, número 146 do ranking, e o indiano Prajnesh Gunneswaran, 123º colocado. Esses dois jogadores só irão se enfrentar na terça-feira, já que a chuva comprometeu o andamento da rodada nas quadras externas neste primeiro dia de torneio.

Superado por Djokovic na estreia, Struff viveu a melhor temporada da carreira no ano passado. O experiente alemão de 29 anos atingiu seu recorde pessoal no ranking em julho, quando ocupou o 33º lugar. Também em 2019, ele conseguiu cinco de suas sete vitórias contra top 10 na carreira. Nos últimos anos Struff tem conseguido combinar um saque forte e sua habilidade junto à rede com muita consistência do fundo de quadra.

Sérvio passou aperto durante o primeiro set
Ainda que o início de partida tenha sido bom para Djokovic, que conseguia devolver bem os saques de seu adversário e jogar bem perto da linha de base para controlar os ralis, Struff deu trabalho na reta final do primeiro set. O sérvio foi o primeiro a quebrar e chegou a liderar o placar por 5/2, mas não aproveitou a chance de sacar para fechar e viu o rival ganhar confiança para forçar o tiebreak.

Djokovic abriu 3-0 no game-desempate, explorando as subidas do adversário à rede, mas permitiu que o alemão encostasse. Entretanto, Struff não conseguiu encaixar o primeiro saque quando perdia por 5-4 e poderia até virar o placar. O sérvio definiu a parcial no segundo set point que teve. Após 50 minutos de disputa, Djokovic liderava nos winners por 14 a 12 e tinha 12 erros contra 11 do alemão.

O segundo set foi mais tranquilo para Djokovic, que já abriu a parcial com uma quebra de saque. O sérvio sequer enfrentou break points e cometeu somente dois erros não-forçados durante a rápida parcial. Com dois sets de vantagem, o ex-número 1 sinalizava uma vitória mais tranquila, mas o terceiro set foi muito abaixo do esperado. Djokovic colocou apenas 45% de primeiros serviços em quadra, sofreu três quebras e fez duas duplas-faltas na reta final do set. Stuff fez o dobro de winners na parcial, 14 a 7.

Passado o susto, Djokovic voltou a dominar a partida no quarto set. O sérvio conseguiu uma quebra logo no game de abertura e só perdeu dois pontos em seu saque, além de voltar a quebrar em outras duas oportunidades já na reta final do jogo. O heptacampeão fez 44 a 39 em winners e cometeu 28 erros contra 34 do rival.

Comentários