Melbourne (Austrália) - A russa Maria Sharapova mais uma vez não conseguiu sequer passar da estreia em um Grand Slam. Assim como acontecera em Wimbledon e no US Open do ano passado, a ex-número 1 do mundo foi eliminada logo na primeira rodada, caindo nesta terça-feira diante da croata Donna Vekic, com parciais de 6/3 e 6/4.
Defendendo oitavas de final no Australian Open, onde conquistou suas últimas vitórias em Slam, já que não jogou Roland Garros em 2019, a russa irá despencar no ranking por causa de sua eliminação prematura. Atual 145 do mundo, ela perderá mais da metade de seus pontos, 230 de seus 407, e deverá sair do top 300.
Sua algoz em Melbourne e cabeça de chave 19, Vekic espera agora pela vencedora do embate envolvendo a francesa Alizé Cornet e a romena Monica Niculescu. A croata de 23 anos tentará passar da segunda rodada pela primeira vez no torneio, tendo vencido apenas sua quarta partida da carreira no Australian Open.
Some positive for Maria's fans...Let's hope for the best. Maria is a great fighter.. Just need time pic.twitter.com/3vCt6OcPgf
— doublefault28 (@doublefault28) 21 de janeiro de 2020
Vekic começou com tudo e logo de cara abriu confortável vantagem de 5/1. Sharapova se recuperou e devolveu uma das quebras, mas não evitou a derrota no primeiro set. Contudo, a russa largou melhor na segunda parcial e chegou a fazer 4/1. Depois disso, só a croata pontuou, faturou os cinco games seguintes, com direito a duas quebras, e fechou o jogo.
Esta foi a primeira vitória da croata em dois confrontos com Sharapova. Ela terminou o jogo com uma bola vencedora a menos do que a russa (18 a 19), mas foi muito superior nos erros não forçados, cometendo apenas 17 contra 31 da adversária.