Notícias | Dia a dia | Australian Open
Federer: 'É importante não se desgastar no início'
22/01/2020 às 14h18

Federer não perdeu sets nas duas primeiras rodadas do Australian Open

Foto: Divulgação

Melbourne (Austrália) - Com duas vitórias bastante tranquilas no Australian Open, Roger Federer afirma que é importante não se desgastar nas primeiras rodadas de um torneio desse porte. O suíço, entretanto, reitera que essa estratégia demanda também um nível de esforço e concentração.

"Por mais fácil que pareça, sempre preciso fazer um esforço para tentar ampliar a liderança. Mas eu prefiro isso a ter que ficar muito desgastado", disse Federer, depois de vencer o sérvio Filip Krajinovic nesta quarta-feira por 6/1, 6/4 e 6/1 em 1h32 de partida.

"É claro que o nível de estresse não é o mesmo de quando você perde o primeiro set ou está com um set e quebra abaixo, ou alguma coisa parecida. Eu prefiro assim, porque você sempre fica com sobra no tanque se precisar", avalia o número 3 do mundo, que vinha de vitória sobre o norte-americano Steve Johnson na estreia. "Acho que as duas primeiras rodadas foram muito a meu favor, já que o estilo do Johnson é semelhante ao meu, mas com menos opções, e o Krajinovic estava um pouco cansado".

O suíço também destacou o fato de que o rival estava mais degastado fisicamente. Por conta da chuva na última segunda-feira, Krajinovic estrou apenas na terça e disputou um duelo de cinco sets contra o francês Quentin Halys. "Penso que não foi 100% justo porque ele jogou por três horas e meia ontem e eu não. A chuva me ajudou. E eu realmente sinto muito, mas você precisa tirar vantagem disso".

Federer agora enfrenta o anfitrião John Millman, experiente jogador de 30 anos e 47º do ranking. O suíço já perdeu para Millman no US Open de 2018, mas lidera o histórico de confrontos contra o australiano por 2 a 1. "O jogo contra o Millman será um teste para mim. Eu já perdi para ele em melhor de cinco sets e quase perdi em Brisbane também. Aqui, jogando diante da torcida, haverá uma intensidade diferente", explica o hexacampeão do torneio".

As duas partidas de Federer neste Australian Open foram em horários distintos, mas ambas com o teto fechado por conta do mau tempo. Até por isso, o suíço comparou as condições de jogo entre o dia e a noite. Lembrando que o Grand Slam australiano passou por uma troca na fornecedora de bolas no ano passado e tem um novo fabricante de pisos a partir desta edição.

"Quando você joga à noite, vê a bola muito melhor, já que não há sol. E quando a partida é com quadra coberta, você não sofre com o vento. Às vezes, parece que você está jogando no saibro, porque você pode mover seu adversário de um lado para o outro e fica mais fácil construir os pontos e até terminar com um winner. Eu disse outro dia, em relação às bolas, elas são muito rápidas nos primeiros games e depois ficam muito lentas".

Comentários