Notícias | Dia a dia | Australian Open
Nadal vence em três sets, mas precisa de 2h30
23/01/2020 às 09h25

O número 1 do mundo foi bastante exigido nos dois primeiros sets da partida

Foto: Divulgação

Melbourne (Austrália) - Em busca de seu vigésimo título de Grand Slam, Rafael Nadal encarou um bom teste na segunda rodada do Australian Open. Mesmo vencendo em sets diretos, o número 1 do mundo ficou em quadra por 2h30 e venceu o argentino Federico Delbonis por 6/3, 7/6 (7-4) e 6/1.

A partida desta quinta-feira foi muito mais equilibrada que os outros três duelos anteriores entre Nadal e Delbonis, já que o espanhol não havia perdido mais que cinco games e em nenhuma delas. Eles não se enfrentavam, entretanto, desde os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Outros dois encontros foram no saibro.

Em 15 participações no Australian Open, Nadal chegou à terceira rodada em 14 delas. A única eliminação precoce foi em 2016, quando ele perdeu para o compatriota Fernando Verdasco ainda na primeira rodada em Melbourne. Campeão do torneio em 2009, o espanhol de 33 anos tem outros quatro vice-campeonatos, um deles no ano passado.

Nadal agora terá um duelo espanhol contra Pablo Carreño Busta, ex-top 10 e atual 30º colocado no ranking. O número 1 do mundo levou a melhor em todos os quatro duelos anteriores contra o compatriota de 28 anos e perdeu apenas um set nesses jogos. Carreño Busta venceu o alemão Peter Gojowczyk por 6/4, 6/1, 1/6 e 6/4.

Espanhol aproveitou poucas chances de quebra
A partida desta quinta-feira poderia ter sido definida em menos tempo caso Nadal tivesse um aproveitamento melhor nos break points. O espanhol pressionou o saque de Delbonis desde o início e criou 20 oportunidades de quebra, mas aproveitou apenas três dessas chances, sendo uma no primeiro set e outras duas no terceiro.

Por outro lado, o número 1 do mundo não teve o saque ameaçado em nenhum momento. Nadal disparou oito aces, não enfrentou break points e cedeu apenas 20 pontos em seus games de serviço. O espanhol liderou a contagem de winners por 33 a 22 e terminou a partida com 29 erros não-forçados contra 43 de seu adversário argentino.

Pressão sobre o argentino começou cedo
Logo no segundo game da partida, que durou 14 minutos, Nadal já teve seis break points, mas não conseguiu aproveitar as chances criadas. A diferença de velocidade de bola entre os dois canhotos era significativa e o argentino mandava bolas muito curtas. Dois games mais tarde, Nadal enfim conseguiu a quebra e venceu o set com apenas cinco pontos perdidos no saque.

O segundo set seguiu inteiramente sem quebras, mas Nadal criou nove break points em quatro games distintos. Firme no saque durante o tiebreak, o espanhol precisou apenas vencer um ponto no serviço do adversário. O maior susto para o número 1 do mundo foi reverter um 15-30 no décimo game, quando ficou a dois pontos de perder o set. Já no terceiro set, Delbonis não oferecia a mesma resistência e Nadal aproveitou para jogar de forma mais ofensiva e próximo da linha de base, o que lhe rendeu duas novas quebras e o domínio até o fim do jogo.

No penúltimo game da partida, um forehand do espanhol acabou acertando acidentalmente uma das pegadoras de bola do torneio. Nadal parou o jogo momentaneamente para atender a jovem voluntária que atuava na partida.

Comentários