André Casado, Especial para TenisBrasil
Rafael Nadal não perdeu nenhum set nas duas partidas que disputou até aqui no Australian Open. Mas a pressão que sofreu do argentino Federico Delbonis no segundo set ligou o alerta do número 1 do mundo. O espanhol precisou de 2h30 para derrotar o argentino, 76º do ranking, e saiu de quadra ciente de que precisa jogar melhor e aproveitar mais suas oportunidades de quebra. Nadal teve 20 break points na partida, mas só conseguiu quebrar o serviço do adversário em três ocasiões, uma no primeiro set e mais duas no terceiro.
"Acho que tem muitas coisas que eu posso fazer melhor, especialmente, converter os break points. Mas isso é algo que só aconteceu hoje. Espero que seja apenas a história de um dia", disse Nadal após a vitória por 6/3, 7/6 (7-4) e 6/1 sobre Delbonis nesta quinta-feira. Ele agora enfrenta o compatriota Pablo Carreño Busta, ex-top 10 e atual 30º do ranking.
"O resto das coisas está indo bem. A cada dia, eu treino um pouco melhor. É claro que, na situação do jogo, é um pouco diferente. Mas tenho certeza de que jogarei melhor porque pude mostrar um bom nível de tênis no terceiro set das duas partidas. Eu preciso fazer isso antes da próxima vez", avalia o número 1 do mundo, que não sofreu quebras e nem enfrentou break points.
Nadal explica que a maior preocupação foi durante o segundo set, em que ele perdeu nove break points. Além disso, reverteu um 15-30 no décimo game, quando perdia por 5/4. No tiebreak, entretanto, encaixou ótimos saques e não perdeu pontos.
"Não pude verificar as estatísticas, mas quando você não pode aproveitar nenhum break point depois de tantas chances, é claro que você tem algum problema. Mas estou feliz por ter sacado bem durante o tiebreak e colocado tantos primeiros serviços em quadra. Eu precisava vencer o segundo set. No terceiro, novamente, joguei muito melhor".
Espanhol acertou acidentalmente uma pegadora de bola
O momento mais curioso, e também de apreensão, da partida aconteceu quando Rafael Nadal acertou acidentalmente uma bolada no rosto de uma pegadora de bola já no penúltimo game. Ele deu um beijo na menina e respondeu à pergunta sobre o susto tanto dentro de quadra, quanto na coletiva de imprensa.
"Me assustei com a gravidade, porque a velocidade da bola foi alta. Foi direto na cabeça, não se sabe o que pode acontecer. Perguntei se ela estava bem, e ela disse que sim. Me surpreendi que continuasse ali, porque foi forte. Ela é muito corajosa".
O espanhol também foi informado sobre um incidente na partida entre Nick Kyrgios e Gilles Simon, que acontecia em outra quadra. Kyrgios foi advertido pelo árbitro por ter estourado o limite de 25 segundos para o saque e ironizou a marcação, imitando o ritual de saque que Nadal costuma fazer. "Eu realmente não me importo com isso. Estou aqui para jogar tênis. Honestamente, eu não me importo. Se foi engraçado, tudo bem".
🤦♂️(🎥@Eurosport_RU ) pic.twitter.com/s9scAWS5sj
— doublefault28 (@doublefault28) January 23, 2020