Notícias | Dia a dia | Australian Open
Gauff surpreende Osaka e derruba a atual campeã
24/01/2020 às 06h36

Com apenas 15 anos, ela já vence a segunda contra top 10 e estará entre as 50 melhores do ranking

Foto: Divulgação

Melbourne (Austrália) - A rodada desta sexta-feira no Australian Open, que começou com a despedida de Caroline Wozniacki e pela eliminação precoce de Serena Williams, teve mais um resultado surpreendente na chave feminina. A promissora norte-americana de apenas 15 anos Coco Gauff eliminou a japonesa Naomi Osaka, número 4 do mundo e atual campeã do torneio, com parciais de 6/3 e 6/4 em apenas 1h07 de partida.

Esta já é a segunda vitória contra top 10 na carreira de Gauff, que havia derrotado a holandesa Kiki Bertens no caminho para seu primeiro título de WTA em Linz no ano passado. A jovem jogadora norte-americana ocupa o 67º lugar do ranking mundial e certamente irá superar essa marca.

Garantida nas oitavas de final, ela já irá aparecer entre as 50 melhores do mundo. Apesar da pouca idade, ela já chega às oitavas em um Grand Slam pela segunda vez, repetindo o que havia feito em Wimbledon. Sua próxima rival virá do jogo entre a norte-americana Sofia Kenin e a chinesa Shuai Zhang.

A partida da terceira rodada em Melbourne foi uma revanche entre as duas jogadoras. Elas se haviam se enfrentado na mesma fase do US Open do ano passado, com uma tranquila vitória da japonesa. Na ocasião, Gauff terminou o jogo chorando muito e foi prontamente consolada por Osaka, então número 1 do mundo.

A eliminação precoce no Australian Open terá impacto negativo no ranking para Osaka. A atleta de 22 anos precisava defender 2 mil pontos pelo título do ano passado, mas faz apenas 130. A japonesa deve continuar no top 10, mas perderá pelo menos quatro posições na próxima atualização do ranking.

Gauff conseguiu ser mais agressiva, como prometeu
Antes do duelo em Melbourne, Gauff havia dito que pretendia jogar de forma mais agressiva contra Osaka. Embora ela tenha feito apenas seis winners nesta sexta-feira, conseguiu ter mais profundidade nos golpes que tiravam a japonesa de sua zona de conforto. Além disso, a estratégia de sacar no corpo de Osaka vinha funcionando muito bem.

O primeiro set foi excelente para Gauff, que não enfrentou break points. A norte-americana aproveitou a chance que teve para quebrar já no oitavo game, primeiro contando com dois erros de Osaka com o backhand e depois colocando uma devolução mais agressiva para conseguir a única quebra da parcial. Gauff começou o segundo set com quebra de vantagem, mas Osaka empatou de imediato. Já no sétimo game, a norte-americana voltou à liderança no placar e não teve o serviço ameaçado até o fim do jogo. A japonesa liderou a estatística de winners por 17 a 6, mas cometeu 30 erros não-forçados contra apenas 17 da norte-americana.

Comentários