Notícias | Dia a dia | Australian Open
Algoz de Wozniacki, Jabeur é a melhor árabe em Slam
24/01/2020 às 07h45

Jabeur é também a primeira tenista tunisiana, entre homens e mulheres, a chegar às oitavas de final de um Grand Slam

Foto: Divulgação

Melbourne (Austrália) - Responsável por eliminar Caroline Wozniacki na terceira rodada do Australian Open, em jogo que marcou o fim da carreira profissional da dinamarquesa, a tunisiana Ons Jabeur faz história ao chegar às oitavas de final de um Grand Slam. Ela é a primeira tenista de seu país, entre homens e mulheres, a fazer essa campanha em um Slam. Além disso, tornou-se também a primeira mulher árabe a chegar tão longe.

"Quando estou jogando um Grand Slam ou em qualquer outro lugar, tento mostrar que sou uma mulher árabe. Não vejo diferença entre mim ou qualquer mulher européia ou americana. Estou feliz por dar esse bom exemplo e espero poder inspirar mais mulheres, em qualquer campo, a acreditar em seus sonhos e realizar seus sonhos", disse Jabeur em entrevista ao site do Australian Open.

Antes de Jabeur começar a jogar, a única mulher tunisiana a vencer jogos de Grand Slam havia sido Selima Sfar, que atingiu a segunda rodada de Wimbledon em três ocasiões entre 2001, 2002 e 2005, além de ter duas vitórias em Roland Garros (2002 e 2008) e uma no US Open (2001).

Atualmente com 25 anos e 78ª do ranking, Jabeur foi escolhida a Mulher Árabe do Ano em 2019. A cerimônia foi realizada em Londres e reuniu profissionais de diferentes áreas do conhecimento. "Conheci muitas mulheres árabes de sucesso, de diferentes áreas, foi incrível. Eu realmente senti que estamos melhorando, estamos chegando lá e estamos ganhando um status mais alto e obtendo reconhecimento em todo o mundo".

Depois de vencer Wozniacki por 7/5, 3/6 e 7/5, Jabeur fez questão de enaltecer a grande trajetória da dinamarquesa no circuito. Ela falou ainda em quadra para a ex-número 1, que ainda aguardava as homenagens dos organizadores do Grand Slam australiano. "Estou muito feliz por ter jogado contra você. Você é uma inspiração para mim e para muitas jogadores e tenho a sorte de estar no circuito com você", discursou a tunisiana, que agora enfrenta a chinesa Qiang Wang.

Karim Kamoun, marido e preparador físico de Jabeur, destaca que a tunisiana causa muito fascínio entre as crianças de seu país e tem plena consciência disso. "Ver como as crianças olham para a Ons é incrível para mim. Uma criança foi até a mãe e disse: 'Eu toquei em Ons e não vou lavar as mãos por uma semana'. Foi um momento de orgulho para mim ver isso", declarou Kamoun. "Ela tem uma razão uma razão para jogar tênis. E não é apenas 'Estou aqui porque eu adoro jogar'. Ela sente que tem uma responsabilidade e está fazendo isso por sua família, amigos e pela Tunísia".

Comentários