Melbourne (Austrália) - Horas depois de Coco Gauff conseguir uma expressiva vitória sobre a atual campeã Naomi Osaka, outra jovem jogadora norte-americana garantiu seu lugar nas oitavas de final em Melbourne. Sofia Kenin, atleta de 21 anos e número 15 do mundo, avançou na competição ao derrotar a chinesa Shuai Zhang por 7/5 e 7/6 (9-7). Ela e Gauff agora duelam por uma vaga na próxima fase.
Eleita a jogadora que mais evoluiu no circuito durante a última temporada, Sofia Kenin saltou do 48º para o 12º lugar do ranking ao longo de 2019 e chega às oitavas de final de um Grand Slam pela segunda vez na carreira, repetindo o que fez no saibro de Roland Garros no ano passado. Ela agora tenta uma inédita campanha até as quartas.
Ainda mais jovem, Gauff disputa apenas o terceiro Grand Slam de sua carreira profissional e já chega pela segunda vez às oitavas. A promissora atleta de apenas 15 anos e 67ª do ranking já havia alcançado esta fase na grama de Wimbledon no ano passado. Ela também disputou o US Open e parou na segunda rodada.
Na difícil vitória contra Zhang, Kenin mostrou poder de reação. Ela perdia o set inicial por 5/2, mas salvou quatro set points e conseguiu reverter o quadro para vencer cinco games seguidos. Já na parcial seguinte, a chinesa esteve por duas vezes com uma quebra de vantagem e também teve um set point durante o tiebreak. A vitória norte-americana foi confirmada apenas no quarto match point. Kenin liderou a contagem de winners por 34 a 30 e cometeu 33 erros contra 30 da chinesa.