Notícias | Dia a dia | Australian Open
Thiem e Monfils avançam e duelam nas oitavas
25/01/2020 às 04h14

Melbourne (Austrália) - Se na chave feminina a zebra andou passeando neste sábado, entre os homens os favoritos fizeram a sua parte nas primeiras partidas do dia e superaram a terceira rodada do Australian Open. Além do espanhol Rafael Nadal, também avançaram na competição o austríaco Dominic Thiem e o francês Gael Monfils, que agora se enfrentam por um lugar nas quartas.

Décimo mais bem cotado, Monfils foi o primeiro deles a vencer. Ele teve pela frente o letão Ernests Gulbis, que vinha embalado de cinco vitórias no evento, três no quali e mais duas na chave principal, mas que não conseguiu ampliar a sequência e acabou derrotado em sets diretos, caindo com placar final de 7/6 (7-2), 6/4 e 6/3, depois de 2h27 de partida.

O francês teve bom aproveitamento com o saque, vencendo 78% dos pontos disputados, mas mesmo assim levou duas quebras. Contudo, ele obteve nove break-points no decorrer do jogo e concretizou cinco. Monfils terminou com apenas três bolas vencedoras a menos que Gulbis (30 a 33), mas deu o troco nos erros não forçados com 30 a menos (22 a 52).

A vitória de Thiem para cima do norte-americano Taylor Fritz foi um pouco mais trabalhosa e precisou de um set a mais. Após 2h50 de embate, o austríaco cabeça de chave 5 deixou o rival pelo caminho triunfando por 3 sets a 1, com parciais de 6/2, 6/4, 6/7 (5-7) e 6/4.

Tirando o primeiro set, que foi um pouco mais tranquilo para o austríaco, nos três seguintes a definição veio nos detalhes. O equilíbrio do jogo fica evidente nos números, com Thiem conseguindo apenas cinco winners a mais (56 a 51) e Fritz anotando quatro erros não forçados a menos (36 a 40). O aproveitamento de break-points do austríaco fez a diferença: ele venceu cinco dos nove que teve a favor e seis do sete que teve contra.

Comentários