Melbourne (Austrália) - Diferente do que vinha acontecendo nos últimos anos, Alexander Zverev não passou tanto sufoco nas rodadas iniciais dos Grand Slam. O alemão de 22 anos chega sem perder sets às oitavas de final do Australian Open. Ele venceu neste sábado o espanhol Fernando Verdasco por 6/2, 6/2 e 6/4.
Número 7 do mundo e dono de onze títulos de ATP, incluindo o Finals e mais três Masters 1000, Zverev ainda sonha com seu primeiro troféu de Grand Slam. O alemão nunca passou das oitavas em Melburne e seus melhores resultados em torneios deste porte foram em Roland Garros, onde chegou duas vezes às quartas.
O próximo jogo de Zverev será um duelo da nova geração contra o russo Andrey Rublev, também de 22 anos e 16º do ranking. O alemão levou a melhor nos três duelos anteriores entre eles pelo circuito profissional. Rublev faz um excelente começo de temporada, com títulos de ATP em Doha e Adelaide. Como ele também venceu quatro jogos no fim do ano passado pela Copa Davis, o russo já acumula 15 vitórias seguidas.
Para superar Verdasco, Zverev disparou 15 aces e liderou a contagem de winners por 34 a 18. O alemão conseguiu seis quebras de saque na partida, duas em cada set e perdeu apenas um game de serviço. Depois de vencer as duas primeiras parciais com tranquilidade, Zverev teve que mostrar um poder de reação no terceiro set. Verdasco foi o primeiro a quebrar e chegou a liderar o placar por 4/2, mas o alemão reagiu vencendo quatro games seguidos.
A campanha até as oitavas de final em Melbourne já garante uma premiação de 300 mil dólares australianos. Durante seu jogo da primeira rodada, o alemão afirmou que irá doar 10 mil dólares para cada vitória que conquistar na competição e, além disso, prometeu que doará toda a premiação caso conquiste o título.