Notícias | Dia a dia | Australian Open
Federer oscila de novo, mas se garante nas quartas
26/01/2020 às 09h25

Melbourne (Austrália) - Assim como já havia acontecido na rodada anterior, Roger Federer teve altos e baixos neste domingo, mas conseguiu avançar no Australian Open. Seis vezes campeão do torneio, o número 3 do mundo garantiu seu lugar nas quartas de final em Melbourne. Federer começou atrás no placar, mas superou o húngaro Marton Fucsovics por 4/6, 6/1, 6/2 e 6/2 em 2h07 de partida.

Federer ainda não enfrentou um adversário do top 40 em Melbourne. Ele estreou vencendo o norte-americano Steve Johnson, 75º do ranking. Depois, passou pelo sérvio de 27 anos e 41º colocado Filip Krajinovic. Na terceira rodada, encarou uma batalha de cinco sets contra o anfitrião e número 47 do mundo John Millman. Já Fucsovics aparece atualmente no 67º lugar.

O adversário de Federer nas quartas também está bem abaixo no ranking. Ele enfrenta o norte-americano Tennys Sandgren, número 100 do mundo, que derrotou o italiano Fabio Fognini por 7/6 (7-5), 7/5, 6/7 (2-7) e 6/4. O suíço jamais enfrentou o rival de 28 anos e que busca sua quinta vitória contra top 10 na carreira. Sandgren chega às quartas em Melbourne pela segunda vez, repetindo a campanha de 2018.

Superado por Federer neste domingo, Fucsovics foi um juvenil de destaque com título de Wimbledon em 2010 e líder do ranking mundial da categoria. O húngaro de 27 anos, entretanto, demorou para se firmar na elite do circuito. Ele só chegou ao top 100 em julho de 2017, já com 25 anos. Seu primeiro título de ATP foi conquistado no ano seguinte, em Genebra. Já na temporada passada, alcançou o melhor ranking da carreira, no 31º lugar.

Suíço teve o saque ameaçado em nove ocasiões
Embora tivesse sofrido apenas duas quebras de serviço, Federer precisou enfrentar nove break points. O suíço, por sua vez, conseguiu sete quebras em doze oportunidades. O número 3 do mundo liderou a estatística de winners por 44 a 15 e cometeu 36 erros não-forçados contra 33 de seu adversário.

Atuando contra um rival de estilo agressivo e com muita potência nos golpes, Federer não dava sinais de cansaço no início do jogo, apesar de ter disputado uma partida muito longa pela terceira fase. O suíço confirmou com tranquilidade seus primeiros games de serviço. Com o placar empatado por 3/3, Fucsovics conseguiu algumas devoluções profundas e eficientes que possibilitaram a ele entrar em mais ralis contra o suíço e induzir o rival ao erro. O húngaro conseguiu a quebra de saque e soube administrar a vantagem até o fim do set.

Logo no início do segundo set, Federer devolveu melhor, não se apressou nas trocas e foi recompensado com dois erros do húngaro para enfim obter sua primeira quebra na partida e reagir imediatamente após a perda da parcial anterior. O suíço rapidamente abriu 3/0, salvou um break point quando vencia por 4/1, e aproveitou um game de saque muito ruim do húngaro para voltar a quebrar o serviço do adversário e deixar o jogo empatado.

Vindo de grandes vitórias sobre membros da nova geração, como Denis Shapovalov e Jannik Sinner, Fucsovics perdia consistência nos golpes de fundo de sofreu uma quebra logo na abertura do terceiro set. Federer soube aproveitar o momento e chegava com facilidade em bolas mais exigentes para já abrir 4/0. Ainda que o húngaro tivesse devolvido uma das quebras, a vantagem do hexacampeão era confortável o suficiente.

O roteiro do quarto set também foi parecido, com uma quebra logo de cara a favor do suíço. Desta vez, Federer sequer enfrentou break points e pressionava constantemente o saque do rival para voltar a quebrar e consolidar a vitória.

Comentários