Melbourne (Austrália) - Após perder os dois primeiros confrontos que teve contra o russo Daniil Medvedev, o suíço Stan Wawrinka enfim conseguiu uma vitória contra o atual vice-campeão do US Open. A partida entre eles, válida pelas oitavas de final do Australian Open, foi cheia de reviravoltas e teve duas viradas, terminando com o tenista de Lausanne levando a melhor com parciais de 6/2, 2/6, 4/6 7/6 (7-2) e 6/2.
Esta foi a 300ª vitória da carreira de Wawrinka em quadras duras, que o garantiu pela 18ª vez nas quartas de final de um Grand Slam. Ele é o quinto melhor neste quesito entre os jogadores em atividade, ficando apenas atrás do compatriota Roger Federer (com 57 quartas), do sérvio Novak Djokovic (46), do espanhol Rafael Nadal (40) e do britânico Andy Murray (30).
O próximo desafio do suíço será contra quem passar do embate envolvendo o alemão Alexander Zverev e o russo Andrey Rublev, que vive grande momento e que ainda não perdeu na temporada, conquistando os títulos em Doha e Adelaide. Wawrinka tem uma vitória e uma derrota no retrospecto contra o russo e ainda não enfrentou o germânico pelo circuito.
Medvedev (🎥@Eurosport_RU ) pic.twitter.com/U3lZj54DZ8
— doublefault28 (@doublefault28) 27 de janeiro de 2020
Wawrinka teve um começo de jogo superior, conseguiu pressionar os serviços do rival e esteve calibrado no primeiro set, conquistando duas quebras para fazer 1 a 0. Contudo, a chave virou na segunda parcial e foi a vez de Medvedev partir para cima do saque do suíço. Depois de cometer 12 erros não forçados no set inicial, ele fez apenas 2 no segundo e devolveu o 6/2 que levara anteriormente.
Os próximos dois sets foram bem mais parelhos e definidos nos detalhes. No terceiro, Medvedev errou menos (6 a 14) e aproveitou uma das duas únicas chances de quebra que teve a seu favor. Wawrinka teve um solitário break-point no quarto, não conseguiu concretizá-lo e decidiu sua permanência na competição no tiebreak, em que foi bem superior ao russo, empatando a partida e forçando a quinta parcial.
Wawrinka (🎥@Eurosport_RU ) pic.twitter.com/BIvkjaH0Mk
— doublefault28 (@doublefault28) 27 de janeiro de 2020
Após vencer um tiebreak pela 230ª vez, a primeira em 2020, o suíço se encheu de confiança e começou muito bem no quinto e decisivo set, abrindo 2/0 de cara. Medvedev se recuperou e igualou as ações, mas desperdiçou todas as três chances de quebra que teve. Do outro lado, o suíço manteve o embalo e ainda anotou novo break antes de selar sua vaga nas quartas em Melbourne.
Embora Medvedev tenha levado a melhor nos aces (19 a 18), foi o suíço que terminou com melhor aproveitamento nos serviços (69% contra 66%). Mais agressivo, Wawrinka terminou com muitas bolas vencedoras a mais (71 a 44), mas também cometeu bem mais erros não forçados do que o russo (64 a 35).
😐👈@stanwawrinka explains 𝕿𝖍𝖆𝖙 celebration.#AO2020 | #AusOpen pic.twitter.com/Jp1OI8xxrH
— #AusOpen (@AustralianOpen) 27 de janeiro de 2020