Melbourne (Austrália) - A campanha no Australian Open segue perfeita para Alexander Zverev, que marcou mais uma vitória no torneio e chega sem perder sets às quartas de final da competição e garante o melhor resultado da carreira em Melbourne. No duelo entre dois jovens jogadores de 22 anos, Zverev venceu o russo Andrey Rublev por triplo 6/4.
Número 7 do mundo e vencedor de onze torneios da ATP, com direito a três Masters 1000 e o Finals de 2018, Zverev ainda busca seu primeiro título de Grand Slam. Ele nunca alcançou nem mesmo uma semifinal em um dos quatro maiores torneios do mundo.
Zverev nunca havia passado das oitavas em Melbourne e chega às quartas em um torneio deste porte apenas pela terceira vez na carreira. As outras duas haviam acontecido no saibro de Roland Garros. Chama atenção também o fato de o alemão ter vencido todos os doze sets que disputou no torneio, já que ele costumava sofrer muito em fases iniciais de Slam.
Zverev segue sem nunca ter perdido para Rublev no circuito profissional. O alemão agora soma quatro vitórias diante do russo. De quebra, ele também acaba com uma sequência de 15 vitórias consecutivas do rival. Rublev havia vencido as onze partidas que disputou em 2020, com dois títulos de ATP em Doha e Adelaide, e ainda vinha de outras quatro vitórias pela Copa Davis do ano passado.
O próximo compromisso de Zverev será contra Stan Wawrinka, campeão do Australian Open em 2014 e 15º colocado no ranking. O alemão levou a melhor nos dois duelos anteriores contra o suíço de 34 anos e ex-número 3 do mundo. O primeiro embate foi na final de São Petersburgo em 2016 e o último no Masters 1000 de Miami do ano seguinte.