Notícias | Dia a dia | Australian Open
Nadal faz grande partida e volta a superar Kyrgios
27/01/2020 às 08h55

Melbourne (Austrália) - O tão esperado duelo entre Rafael Nadal e Nick Kyrgios terminou com mais uma vitória do espanhol. Nadal garantiu seu lugar nas quartas de final do Australian Open depois de superar Kyrgios com parciais de de 6/3, 3/6, 7/6 (8-6) e 7/6 (7-4) em 3h38 de partida. Agora, em oito confrontos entre eles, o espanhol lidera o retrospecto por 5 a 3. O atual número 1 também havia levado a melhor no último encontro, disputado na grama de Wimbledon no ano passado, curiosamente com as mesmas parciais.

Campeão em Melbourne no ano de 2009 e finalista em outras quatro edições, Nadal acumula 19 títulos de Grand Slam. O veterano de 33 anos precisa de apenas mais um troféu em torneios deste porte para igualar os 20 títulos do recordista Roger Federer. Quem também também está na busca por esse recorde é Novak Djokovic, dono de 16 conquistas.

O próximo compromisso de Nadal em Melbourne será contra o austríaco Dominic Thiem. O espanhol lidera o retrospecto por 9 a 4 contra o rival de 26 anos e número 5 do mundo. Praticamente todos os confrontos entre Nadal e Thiem aconteceram no saibro, com direito a duas finais de Roland Garros. A única vez que eles se enfrentaram no piso duro foi no US Open de 2018, com vitória do espanhol apenas no tiebreak do quinto set.

Espanhol começou melhor e também foi decisivo nos tiebreaks
Nadal foi superior no início da partida. O espanhol vinha muito firme do fundo de quadra, enquanto Kyrgios não conseguia encurtar os pontos e acumulava erros não-forçados. Não demorou para que o número 1 do mundo conseguisse uma quebra de serviço, chegando a liderar o placar por 4/1. Nadal, então, começou a ditar comícios com o forehand, à medida que o set progredia e mantinha o saque. Sem enfrentar break points, o líder do ranking fechou o primeiro set em 36 minutos.

Depois de salvar três break points no game de abertura do segundo set, Kyrgios aumentou seu nível. O australiano aproveitou os erros de forehand do espanhol para ganhar sua primeira chance de quebra na partida, que ele converteu sendo muito paciente na construção do ponto até aplicar uma incrível passada quando Nadal tentou subir à rede. Com ótimo desempenho no saque, o atleta da casa não possibilitou a reação e venceu 12 dos 15 pontos jogados em seus games de serviço para empatar a partida.

O terceiro set começou com domínio dos sacadores e pouquíssimos erros não-forçados. Nadal vinha confirmando seus games de serviço com maior tranquilidade e foi o primeiro a ter um break point, quando vencia por 4/3. Kyrgios evitou a quebra com um improvável drop shot e conseguiu manter o saque. No game seguinte, Nadal correu riscos com algumas devoluções agressivas de Kyrgios, mas contou também com erros do adversário para escapar ileso.

Depois de Kyrgios confirmar seu último game de serviço no set com dificuldade, Nadal teve seu momento de superioridade na partida para largar muito bem no tiebreak e já abrir 4-1. Frustrado, o australiano destruiu uma raquete e foi advertido pelo árbitro James Keothavong. Quando o espanhol parecia muito perto de fechar o set, liderando o placar por 5-3, Kyrgios conseguiu vencer um ponto longo no serviço do adversário. Já com o tiebreak empatado por 5-5, o australiano fez uma dupla-falta, mas Nadal devolveu a gentileza no ponto seguinte. Após a troca de lados, o espanhol venceu os dois pontos subsequentes e voltou à liderança no placar do jogo.

Em vantagem na partida, Nadal já saiu na frente no quarto set. O espanhol fez três games seguidos, vencendo doze pontos em treze possíveis, e não vinha dando chances em seus games de serviço. O australiano voltaria a sacar bem na reta final da partida, o que impedia que a vantagem espanhola fosse ainda maior.

Sacando para o jogo, Nadal enfim oscilou e colocou poucos primeiros serviços em quadra. Kyrgios aproveitou a chance e foi agressivo para devolver a quebra. O atleta da casa levantou a torcida na Rod Laver Arena e ainda escapou de dois break points no game seguinte. O novo tiebreak da partida começou mais equilibrado. Novamente, o australiano arriscou um drop shot em um ponto importantíssimo, mas desta vez não teve sucesso. Nadal ficou perto da vitória e confirmou os dois últimos saques para vencer o jogo. Kyrgios liderou a estatística de aces por 25 a 12, mas Nadal fez mais winners, 64 a 50, e cometeu muito menos erros não-forçados, 27 contra 42 do rival.

Comentários