Notícias | Dia a dia | Australian Open
Pavlyuchenkova faz 71 winners e elimina Kerber
27/01/2020 às 09h35

Depois de derrotar Pliskova e Kerber, a russa agora desafia Garbiñe Muguruza nas quartas

Foto: Divulgação

Melbourne (Austrália) - Mais uma vez a russa Anastasia Pavlyuchenkova derrubou uma ex-líder do ranking nesta edição do Australian Open. Apenas dois dias depois de eliminar a número 2 do mundo Karolina Pliskova pela terceira rodada, Pavlyuchenkova conseguiu outra vitória expressiva e superou a canhota alemã Angelique Kerber, 18ª do ranking, com parciais de 6/7 (5-7), 7/6 (7-4) e 6/2 em 2h41 de partida.

Aos 28 anos, Pavlyuchenkova chega pela sexta vez na carreira às quartas de final de um Grand Slam, sendo a terceira na Austrália. Ela ainda repete o resultado do ano passado em Melbourne e consegue defender 430 pontos no ranking. Trigésima colocada, a russa nunca esteve entre as dez primeiras do mundo. Sua melhor marca foi o 13º lugar em 2011. Ainda assim, já tem 33 vitórias contra top 10 na carreira.

Em busca de sua primeira semifinal de Grand Slam, Pavlyuchenkova enfrenta a terceira ex-número 1 do mundo seguida. Ela irá desafiar a espanhola Garbiñe Muguruza na próxima quarta-feira. O histórico de confrontos é de apenas uma vitória da russa contra quatro da espanhola, jogadora de 26 anos e atual 32ª colocada no ranking mundial.

Russa foi bastante agressiva no jogo desta segunda-feira
Para superar Kerber pela oitava vez em 15 jogos, Pavlyuchenkova precisou de um bom desempenho no saque e de um jogo agressivo. A russa anotou incríveis 71 winners, mais que o dobro dos 35 feitos por Kerber, e enfrentou apenas quatro break points em todo o jogo. Kerber conseguiu três quebras, teve o saque ameaçado 18 vezes na partida e acabou perdendo cinco games de serviço.

No primeiro set, Pavlyuchenkova abriu larga vantagem e chegou a liderar por 5/2 com duas quebras à frente. Kerber conseguiu buscar o empate e também levou a melhor no tiebreak. A parcial seguinte foi inteiramente sem quebras, embora a alemã tenha escapado de três set points quando perdia por 5/4 e 6/5. Ainda assim, a russa foi superior no tiebreak e forçou o terceiro set. Apesar de o último set ter começado com games muito longos, a russa prevaleceu nos pontos importantes para abrir 4/0 e sustentar a vantagem.

Melbourne terá uma campeã inédita
A eliminação de Kerber também garante que o Australian Open terá uma campeã inédita. Outras quatro jogadoras que já venceram a competição estavam na chave, mas já foram eliminadas: Serena Williams, Caroline Wozniacki, Naomi Osaka e Maria Sharapova. Lembrando que a campeã de 2012 e 2013 Victoria Azarenka continua em atividade no circuito, mas não disputou o torneio.

Ao todo, quatro campeãs de Grand Slam seguem na chave. Muguruza tem um título de Wimbledon e outro de Roland Garros. Na mesma situação está Simona Halep, adversária da estoniana Anett Kontaveit. Do outro lado da chave, destaque para o confronto entre a número 1 do mundo Ashleigh Barty, atual campeã em Paris, e a bicampeã de Wimbledon Petra Kvitova. O confronto mais surpreendente será entre a tunisiana Ons Jabeur e a norte-americana Sofia Kenin.

Comentários