Notícias | Dia a dia | Australian Open
Nadal elogia atitude de Kyrgios e já pensa em Thiem
27/01/2020 às 14h38

Nadal voltou a afirmar que o rival é excelente jogador quando não desvia o foco do tênis

Foto: Divulgação

Melbourne (Austrália) - Depois de vencer um duelo equilibrado pelas oitavas de final do Australian Open, Rafael Nadal elogiou a atitude do adversário Nick Kyrgios na partida desta segunda-feira e também ao longo de todo o torneio. Assim como já havia dito no último sábado, antes do duelo, o número 1 do mundo destacou o grande potencial do australiano, quando o rival não desvia o foco do tênis.

"Vi quase todos os jogos que Kyrgios disputou neste torneio e ele teve uma atitude muito positiva. Pessoalmente, eu gosto de vê-lo jogar quando é assim. Acho que todo mundo gosta", disse Nadal após a vitória por 6/3, 3/6, 7/6 (8-6) e 7/6 (7-4) em 3h38 de partida. "Ele é um dos jogadores mais talentosos do mundo, e sem dúvida, é capaz de lutar por qualquer torneio".

"Quando o critiquei no passado é porque acho que ele fez algumas coisas que não estavam certas; não acho que seja a melhor imagem para o tênis e para as crianças. Quando ele faz as coisas bem, eu sou o primeiro a apoiá-lo", acrescenta o espanhol de 33 anos, ao se lembrar das vezes em que condenou o comportamento do australiano.

Atuando diante de um dos melhores sacadores do circuito, Nadal fez ajustes em seu plano tático e saiu satisfeito com o desempenho em quadra. "Eu apenas tentei jogar o meu melhor tênis. Existem alguns detalhes ainda, mas, no final, o que importa é jogar bem. Sei que terei minhas opções e se não as tiver, será mais complicado. Hoje, por exemplo, meu posicionamento nas devoluções estava um pouco mais atrás do que o normal para tentar colocar mais bolas dentro. O forehand foi um golpe muito importante para mim hoje. Eu e minha equipe conversamos antes do jogo que era necessário ser agressivo e acho que consegui".

O espanhol lamentou apenas o fato de ter sofrido uma quebra quando sacava para o jogo no quarto set. "Joguei muito mal. Eu estava ganhando todos os meus games de saque com confiança, mas fiquei um pouco nervoso no 5/4. Tenho humildade suficiente para aceitar que posso ficar nervoso e cometer erros e foi isso que aconteceu. Mas a partir de então eu precisava esquecer aquilo, já que não queria repetir a mesma coisa. Joguei muito bem 6/5 e também no tiebreak.

O próximo compromisso de Nadal em Melbourne será contra o austríaco Dominic Thiem. O espanhol lidera o retrospecto por 9 a 4 contra o rival de 26 anos e número 5 do mundo. Praticamente todos os confrontos entre Nadal e Thiem aconteceram no saibro, com direito a duas finais de Roland Garros. A única vez que eles se enfrentaram no piso duro foi no US Open de 2018, com vitória do espanhol apenas no tiebreak do quinto set.

"É muito difícil. Ele está jogando muito bem. Hoje eu o vi contra Gael e ele jogou em um alto nível. Nós nos conhecemos bem. Ele é um jogador que eu gosto muito por causa da maneira como trabalha e joga. Sempre dá o máximo. Será um jogo complicado, mas interessante. Estou empolgado por estar nas quartas de final aqui e sei que terei que fazer o meu melhor para vencer Dominic. A cada dia estou jogando um pouco melhor".

Comentários