Melbourne (Austrália) – Uma coincidência uniu Novak Djokovic e Kobe Bryant no noticiário da ATP, na véspera da trágica morte do ex-astro da NBA aos 41 anos. Como menciona o artigo, que não está assinado, não é todo dia que se vê um ídolo do tênis destacando as lições que aprenderam não de quem veio primeiro no tênis, mas de um astro de outra modalidade. Foi o caso da reportagem feita pela equipe do site da ATP. Nela, o sete vezes campeão do Aberto da Austrália falava, no sábado, durante entrevista à ESPN em dia de folga, que tinha aprendido muito com o Bryant, especialmente quando caiu no ranking e saiu do top 20 há dois anos, quando teve um problema no cotovelo.
“Kobe tem sido um dos meus mentores”, disse o tenista sérvio. “Tive várias conversas por telefone com ele e, claro, em muitas outras ocasiões quando nos encontramos pessoalmente. Quando estava enfrentando a contusão no cotovelo e lutando mental e emocionalmente com coisas diferentes que estavam acontecendo comigo e despencando no ranking e tendo de me recuperar posições, ele foi uma das pessoas que realmente estiveram comigo e ele me deu valiosos conselhos, como acreditar em mim, confiar no processo que eu conseguiria voltar. Sou muito grato a ele pelo apoio. Adoro o Kobe, quem não gosta? Ele é um cara estupendo e um dos melhores jogadores de basquete e atletas de todos os tempos.”
My heart truly mourns over the news today. Kobe was a great mentor and friend to me. You and your daughter will live forever in our hearts. There are not enough words to express my deepest sympathies to the Bryants and every family suffering from this tragedy. RIP my friend pic.twitter.com/VRmgaOaITT
— Novak Djokovic (@DjokerNole) January 27, 2020
Nesta segunda-feira, o sérvio escreveu em suas redes sociais: “ Meu coração pranteia a notícia de hoje. Kobe foi um grande mentor e amigo. Não há palavras suficientes para expressar as minhas mais profundas simpatias aos Bryant e a cada família sofrendo com esta tragédia. Que Deus abençoe você e sua Gianna. Obrigado por ter me apoiado e inspirado o mundo inteiro. Obrigado por mostrar a todos nós atletas como competir e respeitar o esporte. Obrigado pelo grande legado que nos deixa. Nunca vou esquecer seu sorriso espalhando energia positiva por todos os lugares em que passou. Você e sua filha viverão para sempre em nossos corações. Descanse em paz, amico mio. Ti voglio bene.”
A reportagem da ATP lembra que Bryant esteve na edição passada do US Open e que, na ocasião, dando entrevista à ESPN, ele falou de uma conversa em especial que havia tido com Djokovic sobre superar barreiras como contusões e se ajustar ao jogo de novos jogadores à medida que se envelhece. “Fisicamente, não estou onde costumava estar. Como você ajustou e mudou seu jogo?”, falou Bryant, lembrando-se da pergunta do Djokovic. “Novak é o meu cara. Temos uma relação. Temos tido um relacionamento há longo tempo.”