Notícias | Dia a dia | Australian Open
Federer tenta se recuperar a tempo para a semi
28/01/2020 às 12h43

Suíço precisou de atendimento durante a partida. Ele volta a atuar na próxima quinta-feira

Foto: Divulgação

Melbourne (Austrália) - Depois de conseguir uma vitória dramática pelas quartas de final do Australian Open, Roger Federer sai de quadra preocupado com sua condição física para o duelo contra Novak Djokovic na semifinal. O suíço sentiu uma lesão na virilha durante a partida contra o norte-americano Tennys Sandgren e espera se recuperar a tempo para o compromisso da próxima quinta-feira.

"Não sei se devo chamar de lesão, dor ou problema. Preciso saber. Ainda tem muita adrenalina no meu corpo e eu preciso esperar. Tenho dois dias pela frente", disse Federer após vencer Sandgren por 6/3, 2/6, 2/6 7/6 (10-8) e 6/3, em 3h31 de partida. "É hora de dormir muito e consultar os médicos e fisioterapeutas. Espero que não seja grave. Acho que minha virilha ficou tensionada por conta do jogo longo e do nervosismo. Hoje à noite ou amanhã veremos isso".

O suíço acredita que o problema físico começou a se manifestar ainda na segunda parcial do jogo. "No início do jogo, eu estava me sentindo bem, mas a partir do segundo set senti essa dor. Talvez tenha começado depois que ele quebrou o meu saque".

Federer chegou a ser advertido pela árbitra Marijana Veljovic por ter dito palavras de baixo calão em quadra. "Comecei a sentir que não podia me defender bem e a advertência foi dada porque estava com raiva da dor que sentia".

Embora tenha escapado de sete match points na partida, Federer conta que a partida foi menos desgastante emocionalmente do que o jogo contra o australiano John Millman pela terceira rodada. "Acho que hoje não foi tão desgastante emocionalmente falando. Tudo aconteceu muito rápido e eu entendi que as coisas não estavam indo como eu queria. Mas em vez de pensar nisso, apenas segui jogando e vi o que poderia fazer. Quando cheguei ao quinto set, não me senti tão exausto como no jogo contra o Millman. Eu me recuperei bem daquele jogo e espero o mesmo deste jogo, porque não gastei muita energia hoje".

O número 3 do mundo explica que conseguiu mudar sua mentalidade depois de vencer o quarto set. "Na maior parte do tempo, pensei que o jogo estava perdido. Somente talvez quando eu ganhei o quarto set, comecei a pensar que poderia virar o jogo", explica o veterano de 38 anos.

"Honestamente, quando me disseram que eu salvei sete match points, fiquei em choque: pensei que eram três. Foi meio como se eu tivesse um borrão na minha mente em algum momento. Provavelmente eu tenha sacado muito bem em alguns deles, mas não me lembro", comentou o vencedor de 20 títulos de Grand Slam.

Dos sete match points, seis terminaram em erros do norte-americano. "Eu lembro que disputamos alguns ralis mais longos nos match points. Acho que ele não arriscou um backhand na paralela ou tentou ser agressivo porque você nunca sabe se terá outra chance como aquela. Ele tentou ser mais cauteloso", comenta o suíço, que agora enfrenta Novak Djokovic na semifinal.

Comentários