Melbourne (Austrália) - Em jogo marcado pelo equilíbrio e com três tiebreaks disputados, Dominic Thiem prevaleceu contra Rafael Nadal e garantiu seu lugar na semifinal do Australian Open. O número 5 do mundo superou o líder do ranking com parciais de 7/6 (7-3), 7/6 (7-4), 4/6 e 7/6 (8-6) em 4h10 de partida.
Leia mais: Com derrota, Nadal corre risco de perder o nº 1
Muito agressivo desde o início, Thiem disparou 65 winners contra 49, e terminou o jogo com 49 erros diante de 33 do espanhol. O austríaco também liderou a estatística de aces, por 14 a 11. Por sua vez, Nadal foi quem conseguiu mais quebras de serviço, quatro contra três do rival.
A vitória desta quarta-feira foi a quinta para Thiem em 14 jogos contra Nadal. Esta foi apenas a segunda vez que eles se enfrentaram no piso duro, sendo que o espanhol havia levado a melhor no US Open de 2018. É também a primeira vez que o austríaco supera o rival em um Grand Slam.
Thiem é apenas o segundo tenista austríaco a disputar uma semifinal de Australian Open, repetindo o feito de Thomas Muster em 1989 e 1997. Ele, aliás, chegou a treinar com Muster no início da temporada. O jogador de 26 anos alcança sua quinta semi de Grand Slam, sendo a primeira fora de Roland Garros.
Thiem (🎥@Eurosport_RU ) pic.twitter.com/wDtEExBILo
— doublefault28 (@doublefault28) January 29, 2020
O adversário de Thiem na semifinal marcada para a próxima sexta-feira será o alemão Alexander Zverev, número 7 do mundo. O austríaco tem ampla vantagem no histórico de confrontos, com seis vitórias e apenas duas derrotas diante do rival. Enquanto Thiem já esteve em duas finais de Slam em Paris, Zverev nunca atingiu uma decisão em torneios deste porte.
Por sua vez, Nadal passa a ter a liderança do ranking ameaçada. Como a queda nas quartas de final em Melbourne, o espanhol pode ser ultrapassado por Novak Djokovic. Para isso acontecer, o sérvio terá que conquistar o título em Melbourne. Sete vezes campeão do torneio, Djokovic enfrenta Roger Federer na semifinal marcada para esta quinta-feira. Vencedor em Melbourne no ano de 2009, Nadal tem 19 títulos de Grand Slam, um a menos que o recordista Federer e três a mais que Djokovic.
Thiem começou atrás nos dois primeiros sets
Com os dois jogadores tentando assumir o controle dos pontos nas trocas de fundo, foi Nadal quem conseguiu a primeira quebra, no sétimo game do set incial. O espanhol chegou à liderança depois de um excelente lob sobre o austríaco e chegou a sacar para o set quando vencia por 5/3. Thiem não se deixou abalar com o ponto perdido na rede, e seguiu arriscando algumas subidas no game seguinte, chegando a salvar um set point. O austríaco devolveu a quebra com um winner de devolução.
Naquele momento da partida, Nadal levava vantagem nos pontos mais curtos, enquanto Thiem prevalecia em disputas mais longas. O espanhol tentou comandar os ralis durante o tiebreak, mas Thiem tinha todas as respostas, revertendo um 0-2 com duas passadas de forehand para chegar aos set points. O austríaco converteu sua primeira oportunidade, com um winner de forehand na paralela para vencer o primeiro set após 67 minutos.
First set goals 💯
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 29, 2020
After 67 minutes, @ThiemDomi takes the first set against Rafael Nadal 7-6(3).#AO2020 | #AusOpen pic.twitter.com/iPbFe9zkvM
No segundo set, Nadal explorou algumas subidas do austríaco à rede e se beneficiou das faltas duplas de Thiem para conseguir uma quebra de zero e liderar por 3/2. No game seguinte, o espanhol foi advertido pela árbitra Aurélie Tourte pela estouro dos 25 segundos para o saque. Ele contestou a marcação, argumentando que o ponto anterior havia sido muito longo e que a árbitra poderia ter bom senso antes de disparar o cronômetro.
O empate de Thiem aconteceria no oitavo game, após uma dupla -falta do espanhol. Nadal voltaria a ter o saque ameaçado quando perdia por 6/5, mas conseguiu salvar o set point e confirmar o serviço. O segundo tiebreak do jogo foi maluco. Thiem abriu 4-0, cedeu o empate por 4-4, mas depois fez três pontos seguidos com o forehand para ficar a um set da vitória.
Thiem chegou a sacar para o jogo no quarto set
O terceiro set começou com amplo domínio dos sacadores, que não enfrentaram nenhum break point durante nove games. A quebra a favor de Nadal veio no momento certo. Extremamente agressivo, Nadal se impôs nos dois primeiros pontos do game. Thiem só conseguiu se safar com o saque, mas no 30-40 jogou com o segundo serviço e falhou na troca mais longa com o backhand na rede. Assim, o espanhol conseguiu vencer um set pela primeira vez no jogo.
Never 👏 Count 👏 The 👏 World 👏 No.1 👏 Out 👏@RafaelNadal breaks Dominic Thiem on his second opportunity to take the third set 6-4.
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 29, 2020
Thiem leads two sets to one.#AO2020 | #AusOpen pic.twitter.com/lsQxcgfDZT
O quarto set começou com Thiem salvando três break points e Nadal sofrendo uma quebra logo na sequência. O espanhol voltou a se indispor com a árbitra da partida, que não aceitou a solicitação para desafiar uma marcação, já que ele teria demorado demais para tomar essa decisão.
Desde que passou à frente no placar, Thiem passou a jogar muito bem em seus games de serviço e não dava mais chance de reação. No entanto, quando sacava para o jogo, o austríaco jogou muito mal, colocando poucos primeiros serviços em quadra e cometendo três erros e uma dupla-falta.
Rafa blows up again! 😲
— Wide World of Sports (@wwos) January 29, 2020
Watch: @Channel9
Stream: https://t.co/VLoDqoHZ5m#9WWOS #AusOpen pic.twitter.com/7sUXfdDVkd
O novo tiebreak do jogo começou atípico, já que os sacadores não venceram nenhum dos cinco primeiros pontos disputados. Thiem liderou por 3-2 e vinha administrando a vantagem, chegando ter dois match points quando vencia por 6-4. Nadal salvou o primeiro no saque e foi muito agressivo na devolução para mandar no ponto seguinte e não deixar o rival em situação confortável. Mas logo no ponto seguinte, Thiem aplicou uma ótima passada com o backhand para de novo ficar perto da vitória. A partida terminou com um erro do espanhol.