Notícias | Dia a dia | Australian Open
Nadal diz que lutou até o fim e enaltece Thiem
29/01/2020 às 14h17

Nadal fez questão de valorizar a vitória e a grande apresentação de seu adversário

Foto: Divulgação

Melbourne (Austrália) - Apesar da frustração pela derrota e eliminação nas quartas de final do Australian Open, Rafael Nadal saiu de quadra orgulhoso por ter lutado até o fim do jogo contra Dominic Thiem nesta quarta-feira. O número 1 do mundo também deu todos os méritos ao algoz, que agora enfrenta o alemão Alexander Zverev na semifinal em Melbourne.

"Sinceramente, não joguei uma partida ruim. Acho que minha atitude foi ótima durante todo o jogo. Isso é positivo. Continuei lutando o tempo todo", disse Nadal após a derrota para Thiem por 7/6 (7-3), 7/6 (7-4), 4/6 e 7/6 (8-6) em 4h10 de partida.

"É claro que estou triste. Perdi a oportunidade de estar em uma semifinal de Grand Slam. Mas eu perdi para um grande adversário. Acho que ele está jogando muito bem, sendo agressivo e determinado. Mesmo em posições difíceis, ele conseguiu fazer pontos incríveis. Ele mereceu vencer", acrescenta o espanhol, que sofreu a quinta derrota em 14 jogos contra Thiem.

O número 1 do mundo teve quebra de vantagem nos dois primeiros sets e chegou a sacar para fechar a primeira parcial. Além disso, Nadal também ficou muito próximo de forçar o quinto set."Tentei até o fim. Sempre criei oportunidades e consegui me manter no jogo, fisicamente e também mentalmente. Fiquei a dois pontos de forçar o quinto set depois de ter perdido os dois primeiros".

"Houve momentos importantes que não foram para o meu lado. Mas isso é simples e faz parte do esporte. Ele fez algo melhor do que eu hoje à noite. A diferença foi mínima. O que posso fazer agora é continuar trabalhando e procurar me aproximar do nível que preciso para vencer os torneios", avalia o campeão de 2009, que pode perder a liderança do ranking se o sérvio Novak Djokovic for campeão em Melbourne.

Quando perguntado se ele faria algo diferente, Nadal foi objetivo: "Sim, ganhar qualquer tiebreak. Mas é assim que funciona. Às vezes, as coisas não estão indo do jeito que você gostaria. Eu tive uma grande chance com 5/3 no primeiro set, quando tive um set point. Foi um momento muito importante da partida. Logo depois, acho que não joguei um bom tiebreak. No segundo set, ele estava mandando uma bola a mais o tempo todo, e me colocando em uma posição difícil".

"Ele mereceu vencer. Acho que gostamos um do outro em termos de caráter. Gosto da atitude dele em quadra, e provavelmente ele também gosta do minha (sorrindo). Desejo-lhe tudo de bom pelo resto do torneio", comenta sobre o austríaco, que enfrentará o alemão Alexander Zverev na semifinal.

Comentários