Notícias | Dia a dia | Australian Open
Muguruza e Halep jogaram sob calor de 38 graus
30/01/2020 às 16h31

Halep se refresca. Temperatura não foi suficiente para fechar o teto.

Melbourne (Austrália) - A temperatura chegou a 38 graus Celsius na primeira semifinal feminina do Aberto da Austrália e ficou ainda mais quente na segunda, quando Garbiñe Muguruza e Simona Halep se enfrentaram. A repentina onda de calor quase obrigou a organização a colocar em prática a política de calor extremo, o que significa suspender o jogo e fechar o teto retrátil.

Isso teria sido bem-vindo pela bicampeã de Grand Slam Simona Halep e vice-campeã em Melbourne em 2018. "Sim, estava muito, muito calor hoje e senti", disse a quarta cabeça-de-chave, eliminada por Garbine Muguruza por 7/6 (10/8) e 7/5. “Me matou depois do primeiro set. O sol estava forte. Não gostei muito de jogar nesse clima", afirmou a tenista de 28 anos. "O nível de energia diminuiu um pouco e senti nas pernas. Não estava acostumada a isso; nas últimas duas semanas não tínhamos tanto calor".

Em uma escala de 1 a 5, com 5 significando que é obrigatório o fechamento do teto, houve a marcação de 4,9 enquanto Muguruza e Halep estavam jogando na quinta-feira à tarde. A temperatura subiu para 39 graus centígrados. "As condições eram difíceis lá", disse Muguruza, acrescentando que havia se preparado para lidar com isso. “Perguntei se estaria aberto ou fechado. Eles me disseram que não era suficiente para fechá-lo e eu pensei 'OK',  vou ter que sofrer lá fora", disse ela.

Sofia Kenin cresceu na Flórida e disse que não teve problemas com o calor na vitória por 7/6 (8/6) e 7/5 sobre Ash Barty, australiana que também está acostumada às altas temperaturas. Quando a partida iniciou, a escala de estresse térmico estava em 4,3.

O dia 11 foi de longe o mais quente até agora em um torneio. Até então, temperaturas relativamente amenas - pelo menos no verão australiano – seguiram-se a alguns dias chuvosos. A chuva ajudou a aliviar a terrível qualidade do ar que afetou o torneio qualificatório por causa da fumaça dos incêndios no norte e leste de Melbourne.

A previsão do serviço de meteorologia é de que esta sexta-feira será um forno, com as temperaturas em partes de Melbourne podendo chegar a 43°C antes de dar uma amenizada, talvez a tempo da segunda semifinal masculina entre Dominic Thiem e Alexander Zverev.

O sábado deve ter máxima de 33°C, quando Kenin e Muguruza vão disputar a final feminina e no domingo a temperatura deve baixar para 23°C. No começo da próxima semana deve cair ainda mais, chegando a 18°C.

Comentários