Notícias | Dia a dia | Australian Open
Thiem destaca experiência e confiança em alta
31/01/2020 às 13h32

Melbourne (Austrália) - Depois de dois vice-campeonatos em Roland Garros, o austríaco Dominic Thiem terá mais uma chance de conquistar seu primeiro título de Grand Slam no próximo domingo, às 5h30 (horário de Brasília), quando desafiará o sérvio Novak Djokovic pela taça do Australian Open. Com bons resultados em quadra dura no ano passado, ele chega para a final com mais experiência e confiante de que pode sair com a vitória.

O título em Indian Wells, na temporada passada, foi um ponto de virada para mim porque me deu muita confiança quando vi que poderia ter conquistas importantes na quadra dura. Depois, dei um grande passo à frente na turnê asiática, quando aumentei a agressividade e passei a sacar e devolver com mais inteligência. O ótimo desempenho que tive em Londres me fez pensar que poderia fazer algo semelhante aqui na Austrália”, afirmou o austríaco.

Campeão do ATP 500 de Pequim e vice no Finals do ano passado, Thiem terminou 2020 em alta e com direito a vitória sobre Djokovic na Arena O2. "Vou assistir a esse jogo para ter ideias sobre o que devo fazer. Precisarei jogar em um nível muito alto. Não é fácil vencer lendas como Rafa, Novak ou Roger, mas neste torneio sinto que já tenho a experiência necessária para vencer um Grand Slam e manter meu nível máximo por duas semanas”, observou.

Sobre a vitória desta sexta-feira para cima do alemão Alexander Zverev, com parciais de 3/6, 6/4, 7/6 (7-3) e 7/6 (7-4), o austríaco destacou o equilíbrio e seu melhor desempenho nos momentos importantes. “Houve várias situações chave durante a partida. Acho que nós dois fizemos um bom jogo, sabíamos que tudo estaria muito próximo e que se resolveria em pequenos detalhes. Como no 5/4 no segundo set e no 4/5 no terceiro”, avaliou Thiem.

“Consegui colocar muita intensidade no meu jogo e elevei o nível do meu tênis. O terceiro set foi fundamental para o futuro da partida e no quarto me vi sem muitas opções, mas felizmente ele me deu alguns pontos no tiebreak. Fui corajoso em momentos decisivos e também sempre há o fator de sorte”, complementou o atual número 5 do mundo, que voltará ao quarto lugar a final e poderá ser terceiro se for campeão.

Thiem também falou da importância anímica que foi a vitória sobre o espanhol Rafael Nadal na rodada anterior. “Ganhar do Rafa foi uma enorme exigência física e mental. Outras vezes me aconteceu que, após ganhar de alguém do Big 3, perdi o próximo jogo, mas acho que desta vez a experiência me ajudou a não sofrer com isso”, declarou o austríaco,

“Joguei duas partidas muito intensas seguidas, mas acho que amanhã poderei me recuperar bem e estar preparado. Precisarei de um equilíbrio duro de se encontrar para enfrentar Novak. Sei que preciso correr riscos e ser agressivo, mas sem pressa. Ele é inquestionavelmente o favorito, mas estou me sentindo bem e jogando um ótimo tênis”, finalizou.

Comentários