Melbourne (Austrália) - Vice-campeã do Australian Open, Garbiñe Muguruza lamentou as oportunidades perdidas na final do primeiro Grand Slam do ano. Superada pela norte-americana Sofia Kenin em três sets neste sábado, a espanhola diz que não estava se sentindo tão bem fisicamente na reta final da partida e que isso acabou sendo um dos motivos para a derrota.
Leia mais: Grand Slam tem 8 novas campeãs em três anos
"Não estou muito feliz com o meu desempenho. Acho que teria que jogar melhor hoje porque ela teve um ótimo nível. Ela fez golpes incríveis, especialmente nos momentos importantes e aproveitou as chances dela, enquanto eu não aproveitei as minhas", disse Muguruza, após a derrota por 4/6, 6/2 e 6/2 para Kenin em 2h02 de partida. No terceiro set, a espanhola, chegou a criar um 0-40 no saque da adversária quando o placar estava empatado por 2/2, mas Kenin reagiu fazendo cinco winners seguidos.
"Senti um pouco de falta de energia depois de tantas partidas. Fisicamente, foi uma batalha muito difícil. No momento, é difícil ficar feliz, apesar de ter sido um torneio incrível. Mas quando você chega à uma final, pode ganhar ou perder", acrescenta a espanhola, que atuou em Shenzhen e Hobart antes do Australian Open e disputou neste sábado sua 13ª partida no ano.
Ainda que Kenin não conseguisse esconder as emoções na reta final da partida, a vencedora de dois Grand Slam enalteceu o fato de a rival ter lidado muito bem mentalmente nos pontos decisivos. "Acho ela lidou muito bem com esses momentos importantes, nos break points e game points. Ela estava jogando muito bem e fazendo winners. Acho que era sua primeira final de Grand Slam e ela jogou muito bem".
Muguruza havia contraído uma virose durante o torneio de Hobart e teve dificuldades nas primeiras rodadas do Australian Open. Ela chegou a levar um 'pneu' no primeiro set que disputou no torneio, contra a norte-americana Shelby Rogers. Já ao longo do torneio, recuperou-se e bateu três top 10, Elina Svitolina, Kiki Bertens e Simona Halep.
"No primeiro dia, [contra Rogers], eu estava quase no vestiário. Perdi o primeiro set em pouco mais de 10 minutos. Não preciso ser tão dura comigo mesma. Acho que tudo valeu a pena", explica a jogadora de 26 anos, que tem dois títulos de Grand Slam e disputou sua quarta final em competições desse porte.
Ex-número 1 do mundo, Muguruza aparece atualmente apenas no 32º lugar do ranking. Ela irá recuperar muitas posições com o vice-campeonato e voltará ao top 20, aparecendo no 16º lugar a partir da próxima segunda-feira. Depois de duas temporadas aquém de suas expectativas, ela rompeu com o técnico francês Sam Sumyk e voltou a trabalhar com a compatriota Conhchita Martinez, que foi sua treinadora no título de Wimbledon em 2017.
"Acho que estou em um bom processo. Sinto que o meu jogo é muito melhor do que antes. Tenho que continuar assim, trabalhando fisicamente. Esses eventos são muito longos, então você precisa ser forte para ir longe nos torneios. Quando você enfrenta as melhores jogadoras, você tem uma ideia do nível de seu jogo e vê o que precisa melhorar", avalia a ex-líder do ranking.
A espanhola diz entender o fato de não ter a campanha até a final em Melbourne ser considerada pela imprensa como um recomeço de sua carreira. "Faz sentido que as pessoas digam isso agora que eu voltei a uma final de Grand Slam, mas eu sigo jogando muitos torneios. Eu continuo no circuito, não desapareci. Mas não estava chegado às finais, com certeza".