Notícias | Dia a dia | Australian Open
Ram leva 1º Slam nas duplas aos 35 e quebra recorde
02/02/2020 às 06h20

Ram disputou 58 torneios do Grand Slam para, enfim, vencer o primeiro

Foto: Divulgação

Melbourne (Austrália) - Um dos jogadores mais experientes do circuito profissional de duplas comemorou, enfim, seu primeiro título de Grand Slam. O norte-americano de 35 anos Rajeev Ram conquistou o Australian Open ao lado do britânico Joe Salisbury. Eles venceram a dupla da casa formada por Max Purcell e Luke Saville na final por 6/4 e 6/2.

Ram passa a ser o jogador na Era Aberta que mais disputou torneios do Grand Slam nas duplas até conquistar um título. Esta foi a 58ª vez que ele apareceu na chave de um dos principais torneios do mundo. O recorde anterior pertencia ao tcheco Martin Damm, que precisou de 55 tentativas até vencer o US Open de 2006 ao lado do indiano Leander Paes.

Até então, Ram nunca havia disputado sequer uma final de Grand Slam nas duplas masculinas. Seus melhores resultados haviam sido duas semifinais, uma em Wimbledon e outra no US Open. Em Melbourne, havia conquistado o título de duplas mistas no ano passado ao lado da tcheca Barbora Krejcikova. O veterano tem agora 20 títulos no circuito profissional.

Este é o terceiro título da parceria entre Ram e Salisbury, repetindo o que fizeram em Dubai e Viena no ano passado. A dupla ainda disputou outras três finais na última temporada e participou do ATP Finals. Salisbury, de 27 anos, também conquista seu primeiro Grand Slam e o quinto título no circuito. A conquista vale 2 mil pontos no ranking e um prêmio em dinheiro de AUD 760 mil.

Os vice-campeões Purcell e Saville tentavam ser a primeira dupla 100% australiana a conquistar o título em Melbourne desde 1997, quando Todd Woodbridge e Mark Woodforde venceram a competição pela segunda vez. Na Era Aberta, doze parcerias australianas conquistaram o título. O último atleta da casa a triunfar no torneio foi John Peers, campeão em 2017 ao lado do finlandês Henri Kontinen. O vice-campeonato rende AUD 380 mil.

Comentários