Notícias | Outros
Chave do Brasil Juniors Cup começa nesta segunda
03/02/2020 às 12h47

Priscila Janikian furou o qualificatório do torneio e vai aumentar a participação brasileira na competição

Foto: Luiz Candido/CBT

Porto Alegre (RS) - Depois de um final de semana de muito calor, foram definidos os classificados no qualificatório do Brasil Juniors Cup, um dos mais importantes torneios de tênis infanto-juvenil da América Latina, que está sendo disputado em Porto Alegre, na Associação Leopoldina Juvenil e Grêmio Náutico União. Dos 34 qualifiers, 28 vagas ficaram com os brasileiros. A primeira rodada da chave principal começa nesta segunda-feira, a partir das 9h. A entrada nos clubes é gratuita para sócios e não sócios.

Entre os brasileiros que passaram pelo qualificatório da categoria 18 anos masculino (valendo pontos para o ranking mundial), que está sendo jogado nas quadras da Associação Leopoldina Juvenil, o primeiro a avançar foi o paulista Diego Gobis de Castro, que venceu a partida decisiva contra Henrique Fukushima, também de São Paulo, por 6/3 e 6/0.

“Acho que comecei o jogo muito firme e mantive a intensidade até o final da partida. Aproveitei as chances e no final consegui fechar tranquilamente”, destacou. Ele disse estar feliz com o seu primeiro objetivo alcançado no torneio: “Agora começa um novo campeonato, espero jogar o meu melhor a partir de agora, já que alcancei a chave principal. Ano passado não furei o quali, então almejo manter este espirito positivo este ano”, concluiu.

Outros quatro brasileiros também conseguiram vaga para a chave principal. O primeiro a se classificar foi Breno Marques, do Rio Grande do Norte, que ganhou do gaúcho Bernardo Mussnich, parciais de 6/1, 4/1 e desistência. Gabriel Schenekenberg foi outro que venceu um confronto entre tenistas brasileiros. O paranaense passou pelo carioca Pedro Cardoso por 6/1, 2/1 e desistência.

Quem conseguiu uma excelente vitória foi Enzo Lima. O paulista venceu o argentino Valentin Greco, cabeça de chave número nove, por um duplo 6/3. Em outro duelo brazuca, Rodrigo Braunstein do Rio Janeiro passou pelo paulista Guilherme Oliveira, em dois sets, placar de 6/3 e 6/4. O último classificado foi definido em um confronto argentino. Lautaro Midon ganhou de Elias Juri, em dois sets, parciais de 6/3 e 6/4.

Pela categoria 18 feminina, apenas Priscila Janikian alcançou a chave principal. Em confronto catarinense, a tenista venceu Carolina Laydner, por 2 sets a 0, placar de 6/1 e 6/4. Janikian acredita que fez uma excelente partida. “Estou pegando ritmo, joguei algumas etapas da gira sul-americana e venho crescendo a cada jogo. Agora é ir com tudo na chave principal e avançar algumas rodadas”, comenta a catarinense. As outras tenistas classificadas foram a boliviana Maria Oliva Casteldo, a americana Alexis Blokhina e a argentina Solana Sierra.

Já nas quadras do Grêmio Náutico União foram definidos os classificados para a chave principal do Brasil Juniors Cup, nas categorias 14 e 16 anos (ranking Cosat). As primeiras a se classificarem, no final da manhã, foram as paulistas Marina Monzillo e Bruna Pereira Dias, a gaúcha Vitoria Redi, além da catarinense Luisa Silvestre da Rosa na 14 feminina. As paulistas Larissa Silva, Beatriz Verdial e Manuela Dejean também venceram seus jogos e passaram para a chave principal na categoria 16 anos feminina, juntamente com a catarinense Taina Cordeiro.

Na parte da tarde foi a vez da categoria masculina conhecer os 14 classificados para a chave principal do Brasil Juniors Cup. O gaúcho Bernardo Duarte, o mineiro Victor Cunha de Lima, o paranaense Gustavo Almeida, o paulista Eduardo Valentin, o goiano Vitor Machado de Melo Cunha e Davi Silveira Silva foram os tenistas que ganharam a última partida do qualifyng na 14 anos.

Na categoria 16 anos, os tenistas que conseguiram classificação foram os paulistas Luiz Felipe Brandão e Enzo Crevelaro, os paranaenses Percy Buffara e Lucas Zacarias, o gaúcho Pedro Freda, o carioca Paulo Hugo Etchecoin, o goiano Felipe Costa e o catarinense Victor Boff.

Comentários