Notícias | Dia a dia
Fed Cup: experiência é trunfo das brasileiras
04/02/2020 às 22h55

Gabriela Cé (RS), na Fed Cup desde 2014.

Foto: Divulgação/CBT

Florianópolis (SC) – Brasil e Alemanha se enfrentam nesta sexta-feira e sábado, 7 e 8 de fevereiro, em Florianópolis, pelos Qualifiers para o Grupo Mundial da Fed Cup. Se a equipe europeia tem a seu favor a posição das atletas no ranking, o time azul e amarelo tem outro trunfo do seu lado: a experiência neste tipo de competição das atletas que compõem o grupo. O retrospecto das cinco tenistas convocadas pela capitã Roberta Burzagli é positivo em confrontos pela Fed Cup.

Melhor ranqueada do time brasileiro, Gabriela Cé tem 17 jogos de Fed Cup, com 10 vitórias. De volta ao Time Brasil, Teliana Pereira soma 36 partidas na competição, com 26 triunfos. Carolina Meligeni já tem sete duelos, com seis jogos ganhos. Nas duplas, Luisa Stefani está invicta após nove enfrentamentos, e Laura Pigossi tem três vitórias em cinco confrontos.

"Todas nós, quando jogamos na Fed Cup, acabamos crescendo, pois a gente valoriza muito este tipo de duelo. Todas lidam muito bem com a pressão e o fato de ser em casa nos motiva mais ainda. Nessas competições, quem tiver mais coração acaba levando, e isso a gente tem de sobra", destaca a experiente Teliana Pereira, que foi convocada pela primeira vez para a Fed Cup em 2007.

"Nosso grupo é muito sólido e unido. Nesse tipo de competição, isso faz total diferença, independentemente de ranking das atletas da outra equipe. Todas nós temos um perfil muito lutador, dentro e fora de quadra, e isso se encaixa bem neste tipo de competição", completa a gaúcha Gabriela Cé, que frequenta as convocações para a Fed Cup desde 2014.

Além das duas tenistas, a capitã Roberta Burzagli conta com Carolina Meligeni no grupo. A paulista é convocada para equipes nacionais desde 2017 e se destacou em 2019, com o bronze no Pan-americano de Lima 2019 e com o prêmio Heart Award, pelo destaque na participação do Zonal Americano I da Fed Cup. Além disso, conta com duas atletas em crescimento no ranking de duplas. Luisa Stefani subiu 21 posições na última atualização e é a 45ª das duplas na WTA, enquanto Laura Pigossi subiu 16 postos e é a número 125.

Sorteio e entrevista coletiva às 11h30 de quinta-feira

Nesta quinta-feira, às 11h30, será realizado o sorteio que definirá a ordem dos confrontos pela Fed Cup, seguido pela entrevista coletiva com atletas e capitães de Brasil e Alemanha. Os jogos serão disputados na sexta-feira, a partir das 12h, quando serão disputadas duas partidas de simples.

A programação continua no sábado, a partir das 10h30, com a possibilidade de até três duelos: dois de simples e o de duplas para finalizar. O valor do ingresso é simbólico: um quilo de alimento não perecível que será destinado a uma instituição de caridade.

Programação

5/2 - Jantar oficial das equipes - programação fechada para os participantes

6/2 - Coletiva de imprensa oficial (às 11h30) e sorteio dos jogos do confronto entre Brasil e Alemanha - Sala de Imprensa

7/2 - Confronto a partir das 12h - Dois jogos de simples

8/2 - Confronto a partir das 10h30min - Dois jogos de simples e um jogo de duplas

Comentários