Londres (Inglaterra) - O sorteio desta terça-feira definiu os confrontos na repescagem da Fed Cup, que reúne as oito nações derrotadas no playoff que valia vaga para a fase final em Budapeste e mais oito vindas dos zonais. Superado pela Alemanha no saibro de Florianópolis, o Brasil terá agora que viajar até a Polônia, que ganhou o mando de quadra por sorteio.
Vindas do Zonal Europa/África, as polonesas foram comandadas por Magda Linette, atual 42 do mundo, e Iga Swiatek, 48ª no ranking da WTA, que venceram todos os seus jogos de simples e garantiram a classificação para a repescagem batendo a Suécia por 2 a 0, a Turquia por 3 a 0 e a Eslovênia por 2 a 1.
O embate acontecerá entre os dias 17 e 18 de abril e por isso o time brasileiro, capitaneado por Roberta Burzagli, ainda não poderá contar com Beatriz Haddad Maia, que estará ainda no período de suspensão de 10 meses após teste positivo em antidoping realizado em junho do ano passado.
Será a segunda vez que brasileiras e polonesas medirão forças no circuito. A primeira foi em 1989, disputada no Ariake Park, que será palco dos Jogos Olímpicos de 2020, e terminou com a vitória nacional. Luciana Tella e Gisele Miró triunfaram em simples e garantiram o resultado positivo apesar da derrota depois nas duplas.
Quem vencer o confronto poderá brigar novamente por uma vaga nas finais da Fed Cup em 2021, ao passo que quem perder terá que jogar seu zonal para tentar retornar à repescagem no ano seguinte. Outros seis embates também já foram definidos e dois ficaram pendentes, aguardando a definição dos representantes do Zonal Ásia/Oceania.
Who will make it to next year's #FedCup Qualifiers? pic.twitter.com/cmIg8s0w4s
— Fed Cup (@FedCup) February 11, 2020