Notícias | Dia a dia
Juvenil de Andorra assume o número 1 do ranking
10/03/2020 às 16h51

Victoria Jimenez Kasintseva é a primeira tenista de Andorra a conquistar um título de Grand Slam

Foto: Arquivo

Londres (Inglaterra) - Campeã juvenil do Australian Open em janeiro, Victoria Jimenez Kasintseva assumiu na última segunda-feira a liderança do ranking mundial da categoria. A canhota de apenas 14 anos é natural de Andorra, um dos menores países do mundo.

Jimenez fez história ao se tornar a primeira tenista de Andorra a conquistar um título de Grand Slam. O país tem pouco mais de 75 mil habitantes numa área de 468 km². A jovem jogadora, que disputava um Slam pela primeira vez, é treinada pelo pai e já fala cinco idiomas: inglês, espanhol, catalão, russo e francês.

A nova número 1 do ranking juvenil foi beneficiada pela queda da francesa Diane Parry, que completa 18 anos em setembro e já tem dedicação exclusiva ao circuito profissional. Parry atingiu a liderança do ranking no fim do ano passado, com o título do ITF Junior Finals e já está no 315º lugar do ranking da WTA. Parry até já tem vitória na chave principal de Roland Garros no currículo.

A terceira do ranking juvenil é a ucraniana de 17 anos Daria Snigur, vencedora de Wimbledon no ano passado, seguida pela filipina de 14 anos Alexandra Eala e pela norte-americana de 15 anos Robin Montgomery. A melhor brasileira da lista é Priscila Janikian, apenas no 238º lugar.

Brasil tem dois juvenis no top 20
Dois brasileiros estão entre os 20 melhores do mundo no ranking juvenil masculino. O baiano Natan Rodrigues é o sétimo colocado, enquanto o paulista Gustavo Heide está no 18º lugar. O top 100 ainda tem mais três brasileiros, Bruno Oliveira é o 39º, Pedro Boscardin está na 52ª posição e João Victor Loureiro está no 99º lugar.

Os três primeiros colocados conquistaram títulos de Grand Slam recentemente, o francês Harold Mayot (Australian Open/2020), o dinamarquês Holger Rune (Roland Garros/2019) e o japonês Shintaro Mochizuki (Wimbledon/2019).

Comentários