fiogf49gjkf0d
Victoria Duval, Samantha Stosur, Alisa Kleybanova Copa Davis" /> fiogf49gjkf0d Victoria Duval, Samantha Stosur, Alisa Kleybanova Copa Davis" lang="pt-BR" xml:lang="pt-BR" /> fiogf49gjkf0d Victoria Duval, Samantha Stosur, Alisa Kleybanova tênis" /> fiogf49gjkf0d 2013/estrangeiras_outras/duval_usopen_comemora_int.jpg" /> fiogf49gjkf0d 2013/estrangeiras_outras/duval_usopen_comemora_int.jpg" />Londres (Inglaterra) - A norte-americana de 18 anos Victoria Duval, atual 114ª colocada no ranking feminino, foi diagnosticada como portadora do linfoma de Hodgkin. Duval recebeu a notícia após a primeira rodada do qualificatório em Wimbledon, há três semanas, mas decidiu continuar a jogar porque, segundo ela, “estar na quadra me proporcionou muito conforto”.
A tenista ingressou a chave principal e surpreendeu a romena Sorana Cirstea, cabeça de chave 29, na primeira rodada antes de perder para a suíça Belinda Bencic. Após sua participação na grama britânica, Duval retornou aos Estados Unidos para mais testes que confirmaram o diagnóstico.
A IMG, agência que gerencia a carreira da tenista, informou que Duval iniciará o tratamento imediatamente. Como, de acordo com seus representantes, o câncer foi descoberto em um estágio inicial, o prognóstico é de que ela tenha uma recuperação completa em poucos meses.
“É com o coração pesado que eu vou ter que se afastar dos torneios de tênis por um curto período”, disse Duval em um comunicado. “Tenho completa fé que Deus vai ajudar a mim e à minha família com tudo o que precisamos para alcançar a vitória e me tornar mais forte a partir desta jornada. Pretendo lutar muito para ter uma recuperação completa. Eu me imagino saudável, mais forte e competindo novamente em breve, e com ainda mais apreço para o jogo que eu amo tanto. Agradeço antecipadamente aos meus fãs e amigos pelo apoio e pensamentos positivos, enquanto eu vou passar por meu tratamento e lutar esta batalha”.
Duval surpreendeu o mundo do tênis no último US Open. A tenista que, na ocasião, era apenas a 296ª do ranking e também precisara passar pelo qualifying, superou a australiana Samantha Stosur, então cabeça 11 e dona de um título no Grand Slam norte-americano dois anos antes.
A tenista russa Alisa Kleybanova recuperou-se recentemente do mesmo tipo de câncer. Atualmente com 24 anos e ocupando o 82º lugar no ranking, Kleybanova anunciou o resultado do diagnóstico no dia de seu aniversário de 22 anos, em julho de 2011. Após tentar um breve retorno em março de 2012 no torneio de Miami, onde disputou apenas duas partidas, Kleybanova só voltou a participar de torneios regularmente em maio do ano passado.