Notícias | Copa Davis
Cancelamento de finais da Davis intriga tenistas
27/06/2020 às 16h26

Fase final da Davis aconteceria em novembro e foi cancelada. Masters 1000 em setembro é mantido.

Foto: Arquivo

Madri (Espanha) - A decisão da Federação Internacional de Tênis (ITF) de cancelar a disputa da fase final da Copa Davis deste ano, que aconteceria no mês de novembro em Madri, intrigou alguns jogadores do circuito. Especialmente porque o mesmo complexo de tênis na capital espanhola irá receber um Masters 1000 da ATP e um Premier Mandatory da WTA entre os dias 13 e 19 de setembro.

Ficou decidido que os 18 países que já estavam classificados para as finais da Copa Davis deste ano disputarão a fase final de 2021, a partir de 22 de novembro do ano que vem. Os grupos sorteados e a tabela dos jogos foi mantida. O mesmo ocorre com os confrontos válidos pelos playoffs e pelas divisões regionais da competição, que também foram adiados para o ano que vem. Para fins estatísticos, o país vencedor será chamado de "Campeão da Copa Davis de 2021".

A razão oficial para o cancelamento das competições neste ano foi a pandemia da Covid-19. Segundo os organizadores, o evento envolve mais de 90 jogadores, além de equipes de apoio, árbitros e fãs vindos de diferentes partes do mundo e com diferentes realidades no controle da pandemia.

No entanto, o jornal francês L'Equipe divulgou neste sábado que a edição passada da Davis em Madri gerou prejuízo de 50 milhões de euros ao fundo de investimentos Kosmos, do jogador de futebol Gerard Piqué, que detém os direitos da competição. E que o cancelamento dos jogos deste ano pouparia aos investidores 18 milhões de euros que seriam pagos aos atletas.

Jogadores ficam surpresos com a notícia

"Realmente não entendo como jogaremos em Madri logo depois do US Open, mas não podemos jogar no mesmo lugar dois meses depois", escreveu no Twitter o norte-americano Taylor Fritz. Crítica muito parecida fez o indiano Rohan Bopanna. "É muito confuso ler que a Copa Davis decidiu cancelar seu evento em novembro em Madri, mas a ATP vai realizar seu evento no mesmo local em setembro".

Quem também se manifestou foi John Millman: "Acho que os organizadores da Copa Davis agiram errado. Dois meses antes da Copa Davis em Madri, um Masters 1000 será disputado.Eu não entendo que diferença existe entre um e outro", comenta o australiano, que ironizou a baixa presença de público na edição passada. "No que diz respeito às aglomerações, parecia haver um certo distanciamento social no ano passado".

A Copa Davis mudou radicalmente de formato. Em vez do histórico modelo com jogos dentro e fora de casa, há apenas um qualificatório mundial em fevereiro e uma disputa entre 18 países durante uma semana no fim do ano. A edição passada, primeira com essas regras, foi também em Madri e a anfitriã Espanha ficou com o título.

Comentários