Manacor (Espanha) - O espanhol Rafael Nadal iniciou sua fundação 10 anos atrás quando abriu uma escola em Anantapur, Índia, bem como o projeto de tênis para jovens com deficiência intelectual. No décimo aniversário da Fundação Rafa Nadal, o canhoto de Mallorca comemora seu trabalho em 24 escolas e centros, nos quais o esporte é usado como ferramenta de integração e desenvolvimento social.
Segundo informa o AS, ao longo desses dez anos mais de 5.200 crianças e jovens foram atendidos, principalmente aqueles que viviam em ambientes vulneráveis ou de risco de exclusão em Mallorca. A atividade começou em seus primeiros projetos na Índia e na Espanha e desde então evoluiu para se tornar referência no uso do esporte como veículo para o desenvolvimento pessoal e social, trazendo os valores e a aprendizagem inerentes ao esporte.
“Concentrar nossa ajuda em crianças e jovens que vivem em ambientes vulneráveis foi a melhor decisão que poderíamos ter tomado. Acho importante que eles aprendam a trabalhar para dar o melhor de si, a se esforçar dia após dia e a fazê-lo enquanto se divertem. Porque é assim que eu entendo a vida, dentro e fora das quadras”, disse o atual número 2 do mundo.
O primeiro projeto foi a criação de uma escola de tênis e centro de treinamento em Anantapur, Índia, em colaboração com a Fundação Vicente Ferrer. Logo depois, iniciou o programa Mais do Tênis, que, juntamente com a Special Olympics Spain, promove a prática desse esporte entre jovens com deficiência intelectual.
Em 2014, foi lançado o Centro Rafa Nadal Foundation, em Palma, onde desde então o projeto de referência da entidade foi realizado. Este é um programa complementar de treinamento escolar, com o qual crianças de ambientes vulneráveis são atendidas. Em 2019, um segundo centro foi aberto em Valência.