Notícias | Dia a dia | US Open
Coric salva 6 match points e elimina Tsitsipas
05/09/2020 às 02h11

Coric volta às oitavas em um Grand Slam e tenta chegar às quartas pela primeira vez

Foto: Darren Carroll/USTA

Nova York (EUA) - Em um dos melhores jogos desta edição do US Open, Borna Coric buscou uma incrível virada sobre Stefanos Tsitsipas para garantir seu lugar nas oitavas de final. O croata de 23 anos e 32º do ranking salvou seis match points no duelo da nova geração contra o número 6 do mundo. Coric marcou as parciais de 6/7 (2-7), 6/4, 4/6, 7/5 e 7/6 (7-4) em 4h36 de partida.

Coric, que marcou sua 14ª vitória contra top 10, está em sua sétima participação no US Open e já chega pela segunda vez às oitavas, repetindo o resultado de 2018. Ele tenta alcançar as quartas de final de um Grand Slam pela primeira vez. Seu próximo adversário em Nova York será o australiano Jordan Thompson, que venceu o cazaque Mikhail Kukushkin por 7/5, 6/4 e 6/1.

Já Tsitsipas tem adiado novamente o sonho de seu primeiro título de Grand Slam. O grego de 22 anos fez apenas sua terceira participação no US Open, a sua melhor. Já o resultado mais expressivo em Slam segue sendo a semifinal do Australian Open do ano passado.

Tsitsipas vinha de duelos com sacadores
O grego vinha enfrentando uma sequência de grandes sacadores desde o Masters 1000 de Cincinnati na semana passada, mas desta vez teve que encarar um adversário bastante sólido do fundo de quadra e que buscava respostas para suas investidas. Tsitsipas disparou 15 aces a 4, liderou nos winners por 59 a 53 e cometeu 42 erros não-forçados contra 49 do rival.

Após uma troca de quebras nos dois primeiros games, os sacadores dominaram o set inicial. Tsitsipas chegou a enfrentar alguns games longos no serviço, mas conseguiu se salvar. O grego dominou o tiebreak para sair na frente na partida. Ele terminou o set acumulando três aces e liderando a contagem de winners por 16 a 7.

No segundo set, Coric continuou sacando muito bem. O croata não enfrentou chances de quebra e cedeu apenas cinco pontos em seus games de serviço. Já o grego vivia um momento de altos e baixos. Mesmo com seis aces no set, ele vinha oscilando muito, especialmente com o segundo saque e enfrentou seis break points. Restou a Coric aproveitar uma dessas chances. Foi um set de estatísticas equilibradas, com 11 a 10 em winners para o grego e seis erros para cada lado.

Tsitsipas chegou a ter um momento de descontrole, discutindo com o pai e treinador, Apostolos, que deixou o estádio por alguns minutos, sem máscara. Mas passado o incidente, o grego voltou a jogar muito bem. Firme no saque, ele só perdeu três pontos em seus games de serviço e também dominava as ações do fundo de quadra, mexendo o rival o tempo todo para enfim conseguir uma quebra.

Grego chegou a ter 5/1 no quarto set
Coric recebeu atendimento para o ombro direito e o domínio do grego na partida continuou no início do quarto set, quando ele viu o rival perder um pouco da consistência. Coric vinha cometendo muitos erros não-forçados e Tsitsipas chegou a fazer 5/1 no placar. O grego perdeu uma das quebras de vantagem em um game com poucos primeiros serviços em quadra, mas a vantagem ainda parecia muito confortável.

Em situação muito delicada na partida, Coric salvou dois match points no saque e passou a pressão para o outro lado. Tsitsipas começou bem no game e fez 40-0, mas voltou a cometer erros, inclusive isolando um forehand. O grego ainda teria mais um match point no serviço, sem aproveitar. Com tantas chances perdidas, o número 6 do mundo se desestabilizou, enquanto Coric ia recuperando aos poucos sua consistência do fundo de quadra. Assim, o croata mudou o jogo, chegando a vencer seis games seguidos. Tsitsipas começou a rir depois disso.

A parcial decisiva começou com games curtos. Tsitsipas foi o primeiro a quebrar e fez 3/2, mas perdeu o saque logo na sequência. Já com o placar empatado por 4/4, o grego voltou a pressionar o serviço do rival, que fechou a porta sempre colocando o primeiro saque em quadra. O croata salvou três break points antes de vencer o game. A situação foi muito parecida dois games mais tarde. Naquele momento, já eram seis os break points perdidos por Tsitsipas no set decisivo.

O tiebreak final começou melhor para Coric, que contou com um erro e uma dupla-falta do rival para abrir 3-1. E a vantagem do croata poderia ter sido ainda maior, se ele não tivesse errado uma devolução de segundo serviço. Tsitsipas ensaiou uma reação, mas depois fez outra dupla-falta. Coube ao croata, então, manter o serviço. Com um ace milimétrico e um ótimo saque no corpo, ele chegou ao match point. E uma madeirada do grego encerrou a partida. 

Comentários